Uma experiência de docência de Língua Inglesa no Ensino Médio através da temática Fast Fashion: relatos de Estágio Supervisionado
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n3.6887Resumo
O presente relato abrange uma experiência de Estágio Supervisionado em Língua Inglesa ocorrido no decorrer do curso de Licenciatura em Letras - Português e Inglês do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). A prática de docência deu-se com uma turma de 2º ano do Ensino Médio Técnico Federal. O ensino da língua estrangeira pautou-se na temática Fast Fashion, enquanto indústria que afeta negativamente o entremeio socioambiental. Houve, para o planejamento, uma análise prévia dos interesses e das necessidades linguístico-pedagógicas da turma (Needs Analysis). Objetivou-se desenvolver a capacidade crítica dos discentes, através de seu envolvimento em debates reflexivos concernentes a questões de relevância sociocultural. Focalizou-se, também, o ensino contextualizado da Língua Inglesa, partindo de variados gêneros textuais para abarcar diferentes práticas de linguagem. A abordagem teórico-metodológica fundamenta-se, sobretudo, em Freire (1992) e Libâneo (2002), bem como na LDB (1996) e na BNCC (2018). A experiência do estágio apresentou-se transformadora, uma vez que oportunizou, ainda na formação inicial, o fazer pedagógico na condição de educador. A vivência dessa prática evidenciou a relevância da relação professor-aluno e da riqueza ímpar que permeia a sala de aula.
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Copyright (c) 2023 Heloísa Pellenz Schneider, Andrea Jessica Borges Monzón
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