A língua inglesa no meio técnico-administrativo: um foco na análise de necessidades dos servidores do núcleo de tecnologia da informação de um campus de um instituto federal
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n3.6886Resumo
O presente trabalho visa identificar o perfil dos servidores do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) de um campus de um instituto federal quanto ao estudo da língua inglesa, bem como investigar as suas necessidades quanto à aprendizagem da língua. Tomamos por base os estudos de Hutchinson e Waters (1987), Almeida Filho (1993, 2017) e Augusto-Navarro (2008). A pesquisa constitui-se um estudo de caso interpretativo, cujas etapas consistem no levantamento bibliográfico e estudos que versam sobre o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, seguidos da pesquisa de campo. Nesta etapa, fez-se visita ao setor dos participantes, a fim de se compreender o trabalho por lá desenvolvido. Foram utilizados como instrumentos de coleta dois questionários, com o objetivo de levantar o perfil de estudo da língua inglesa entre os participantes e a sua necessidade de utilizar a língua no campo de trabalho. A partir dos resultados, constatou-se que a maioria se encontra na faixa etária entre 25 e 35 anos, e que o servidor mais recente trabalha na instituição há cinco anos e o mais antigo há doze anos e quatro meses. No tocante ao aprendizado da língua inglesa, a maioria considera ter o nível de inglês básico e existe uma necessidade de aprendizagem inclinada para a leitura, seguida da escrita. A maioria considera ter o vocabulário geral e o específico muito bons. Quanto às prioridades ao estudar a língua inglesa, destacam-se, em termos de importância, expandir o vocabulário e tornar-se mais fluente, seguidos de melhorar a escuta e a escrita. Todos os participantes revelaram já ter tido experiência em que necessitaram utilizar a língua inglesa no ambiente de trabalho. A partir dos resultados, pretende-se, no futuro, realizar um planejamento para a viabilização de um curso de inglês para fins específicos para os servidores da área.
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Copyright (c) 2023 Claudia Maria Paixão Mattos, Claudiana da Silva Oliveira
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