Narrativa de um professor de Inglês durante as aulas de ensino remoto emergencial mediadas pelas tecnologias digitais

Autores

  • Thiago da Silva Vieira IFSP - Polo Capivari

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n3.6859

Resumo

Este artigo insere-se no campo da narrativa experiencial de um professor de língua inglesa. Objetivou-se analisar as experiências formadoras, com o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) nas aulas de inglês, durante o período de ensino remoto emergencial (ERE) no curso superior tecnológico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Aliada a uma pesquisa bibliográfica, procurou-se narrar o uso das ferramentas digitais utilizadas pelo docente para complementar e tornar suas aulas mais dinâmicas. Os resultados deste relato mostram que, apesar dos desafios do ensino remoto emergencial, as aulas, conduzidas a partir do uso das tecnologias e em diálogo com as reais necessidades dos estudantes, contaram com muita criatividade e participação. Assim, as experiências retratadas nessa narrativa podem direcionar as ações de outros professores em suas aulas, sejam elas presenciais ou remotas, possibilitando reflexões e até mudanças no seu papel docente, além de contribuir com uma reflexão mais ampla sobre as contribuições e transições que a experiência do ERE e do uso das tecnologias causaram na educação como um todo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thiago da Silva Vieira, IFSP - Polo Capivari

    Pós-Graduando em Ensino de Línguas do IFSP – Campus Capivari.

Downloads

Publicado

2023-11-20

Edição

Seção

Narrativas de ensino

Como Citar

Narrativa de um professor de Inglês durante as aulas de ensino remoto emergencial mediadas pelas tecnologias digitais. (2023). LínguaTec, 8(3), 141-153. https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n3.6859