Práticas metodológicas para o ensino de morfologia dos verbos na Língua Brasileira de Sinais
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n3.6831Resumo
O artigo apresenta uma abordagem didática e metodológica sobre a organização morfológica dos verbos em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Inicia-se com uma análise fundamentada em autores e terminologias significativas sobre o tema, explora-se a divisão morfológica dos verbos, examina-se os tipos de verbos na Libras, em seguida, propõe-se sequências didáticas específicas em cada categoria. O objetivo é propiciar a reflexão sobre o ensino do tema referenciado, a fim de contribuir na aprendizagem e construção de consciência morfológica dos alunos e sua aplicação em contextos comunicativos. Os benefícios dessa estratégia perpassam a mera compreensão de gramática e amplia as habilidades comunicativas dos educandos. A estruturação adequada dos verbos revela-se fundamental para a coesão e clareza das sentenças em Libras, evidenciando a importância do conhecimento morfológico para o domínio da Libras. Os resultados apontam avanços significativos na compreensão e na aplicação dos verbos em contextos formais, ampliando as habilidades linguísticas dos alunos no processo de comunicação em Língua Brasileira de Sinais e interação na dinâmica do espaço social.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Klean Alex Fonseca de Carvalho, Ana Lourdes Alves de Araújo, Phelyppe Antony de Paula Moreira, Ilvanice Rodrigues da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).