A performance teatral como estratégia para o desenvolvimento da oralidade em aula de espanhol
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n3.6724Resumo
Este texto traz uma experiência de ensino de espanhol como língua estrangeira/adicional em dois cursos técnicos integrados ao ensino médio em um Instituto Federal de Ciência e Tecnologias. Além do espanhol, a experiência de ensino reuniu as unidades curriculares de Português, Artes e Educação Física e consistiu na realização de um esquete tendo como pano de fundo um baile de máscaras. O objetivo geral foi integrar temas comuns das ementas tais como barroco, introdução à dança e ao corpo em cena, pintura de máscaras antigas e introdução à cultura e língua espanhola. Como objetivos específicos desta última unidade curricular, a proposta de atividade interdisciplinar orientou e avaliou a performance linguística em espanhol, com foco na oralidade. A proposta permitiu aos estudantes da segunda fase do curso de Informática e Química ter um olhar mais atento para seus corpos e suas vozes em cena como também lhes permitiu se aproximarem da oralidade, no que tange à pronuncia, aos aspectos textuais e tradutórios do gênero dramático além de provocarem falas e improvisos em língua espanhola. Como suporte teórico, o texto traz as discussões dos Estudos da Performance e da Didática da Comunicação Oral.
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