A performance teatral como estratégia para o desenvolvimento da oralidade em aula de espanhol

Autores

  • Luiziane da Silva Rosa Instituto Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n3.6724

Resumo

Este texto traz uma experiência de ensino de espanhol como língua estrangeira/adicional em dois cursos técnicos integrados ao ensino médio em um Instituto Federal de Ciência e Tecnologias. Além do espanhol, a experiência de ensino reuniu as unidades curriculares de Português, Artes e Educação Física e consistiu na realização de um esquete tendo como pano de fundo um baile de máscaras. O objetivo geral foi integrar temas comuns das ementas tais como barroco, introdução à dança e ao corpo em cena, pintura de máscaras antigas e introdução à cultura e língua espanhola. Como objetivos específicos desta última unidade curricular, a proposta de atividade interdisciplinar orientou e avaliou a performance linguística em espanhol, com foco na oralidade. A proposta permitiu aos estudantes da segunda fase do curso de Informática e Química ter um olhar mais atento para seus corpos e suas vozes em cena como também lhes permitiu se aproximarem da oralidade, no que tange à pronuncia, aos aspectos textuais e tradutórios do gênero dramático além de provocarem falas e improvisos em língua espanhola. Como suporte teórico, o texto traz as discussões dos Estudos da Performance e da Didática da Comunicação Oral.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiziane da Silva Rosa, Instituto Federal de Santa Catarina

    Mestre em Educação. Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil. 

Downloads

Publicado

2023-11-20

Edição

Seção

Narrativas de ensino

Como Citar

A performance teatral como estratégia para o desenvolvimento da oralidade em aula de espanhol. (2023). LínguaTec, 8(3), 95-110. https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n3.6724