Contribuições para uma formação docente inclusiva: a atuação de uma licencianda em Letras no NAPNE do IFRS

Autores

  • Natália Branchi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Feliz
  • Diolinda Franciele Winterhalter Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Feliz
  • Andrea Borges Monzón Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Feliz

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n2.6706

Resumo

Este artigo se refere ao relato de experiência formativa vivenciada por uma licencianda, sendo essa do curso de Letras - Português e Inglês, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Trata-se de sua atuação, como estagiária, no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) e os impactos deste estágio não obrigatório em sua trajetória formativa. Com o objetivo de evidenciar as principais contribuições desta experiência, enquanto potencial formativo para a docência inclusiva em caráter teórico e prático, narra-se algumas vivências produzidas pela acadêmica, no âmbito do Campus Feliz do IFRS, e o impacto dessa atuação na formação e desenvolvimento desta futura professora, no que se refere à perspectiva inclusiva da educação. Para isso, apresenta-se um panorama das atividades desempenhadas pela licencianda e estagiária, destacando sua atuação junto aos estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEEs), bem como, sua partilha de ações docentes com outras educadoras, já licenciadas e mais experientes, no planejamento e desenvolvimento de atividades, leituras dirigidas, estudos, pesquisas, produção de materiais didáticos, registros das ações, construção de ferramentas e documentação pedagógica, reflexão e avaliação sobre a prática.

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Biografia do Autor

  • Natália Branchi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Feliz

    Acadêmica do Curso de Licenciatura em Letras – Português e Inglês. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Feliz, Feliz, Rio Grande do Sul, Brasil.

  • Diolinda Franciele Winterhalter, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Feliz

    Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2012). Especialista em Gestão Educacional - UFSM (2014). Mestre em Educação - UFSM (2015). Acadêmica no Curso de Pós-Graduação lato sensu Educação Especial e Inclusiva: Atendimento Educacional Especializado (AEE) (UCS 2022/2023). Educadora infantil na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UFSM) - 2009 a 2013. Tutora no curso de Pedagogia EaD - UFSM/UAB (2013-2015). Professora de Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede Estadual de Educação (2014-2016). Professora na rede municipal de Educação Infantil Santa Maria-RS (2016/1). Atua como Pedagoga no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) desde 2016. Atualmente, coordena as atividades no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) no Campus Feliz do IFRS.

  • Andrea Borges Monzón, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Feliz

    Possui graduação em Letras pela UNICAMP (1998), Mestrado em Linguística pela UFSCar (2008) e Doutorado em Letras pelas UFRGS (2017). Desde 2010, é professora de Inglês e Português no IFRS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul) - Campus Feliz. Anteriormente, foi professora de línguas na educação básica e escolas de idiomas. É membro do GELCORP-SUL (Grupo de Estudos em Linguística de Corpus do Sul) e do CELinA (Coletivo de Estudos em Linguagens e Artes). Tem especial interesse por estudos acerca de: ensino-aprendizagem de línguas, ciências do léxico, letramento(s), inglês para propósitos específicos e Linguística de Corpus.

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Publicado

2023-08-10

Edição

Seção

Número Especial - Letras IFRS

Como Citar

Contribuições para uma formação docente inclusiva: a atuação de uma licencianda em Letras no NAPNE do IFRS. (2023). LínguaTec, 8(2), 173-192. https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n2.6706