O ensino de Língua Inglesa nas escolas públicas através de Harry Potter and the Sorcerer’s Stone
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n2.6705Resumo
É notório que a Língua Inglesa é amplamente requisitada no Brasil e no mundo, abrindo portas para oportunidades profissionais, culturais, acadêmicas e científicas. No entanto, mesmo com seu amplo uso, identifica-se uma falta de êxito no processo de ensino e aprendizagem dessa língua em escolas da rede pública de ensino. Conforme relatórios do British Council (2022; 2015), isso se deve a fatores observados tais como a baixa carga horária da disciplina e o baixo entusiasmo dos discentes em aprender o idioma. Portanto, torna-se imprescindível valorizar essa língua-alvo e salientá-la no meio escolar. Desse modo, propôs-se trabalhar com textos autênticos de Harry Potter and the Sorcerer’s Stone, como forma de promover a literatura, língua e cultura, além de abordar temáticas pertinentes a adolescentes. Sob essa perspectiva, constituiu-se o presente estudo, que foi um Trabalho de Conclusão de Curso em uma Licenciatura em Letras - Português e Inglês. Assim, nesta pesquisa-ação, elaborou-se duas propostas de ensino para duas turmas das séries finais do Ensino Fundamental, um 8º e um 9º ano, de uma escola pública de uma pequena cidade do Rio Grande do Sul, sob a perspectiva da Communicative Approach. Para a elaboração dos dois projetos, fez-se um levantamento e análise de necessidades junto aos estudantes e uma entrevista semiestruturada com a professora regente das turmas, de modo a levar em conta as expectativas e necessidades das turmas e trabalhar os conteúdos linguísticos previstos para o bimestre letivo, a partir de Harry Potter. A partir da elaboração e aplicação dos projetos, verificou-se que a baixa carga horária afeta esse tipo de proposta pedagógica, mas também se observou envolvimento e motivação por parte dos estudantes. Conclui-se que a abordagem comunicativa é viável em uma sala de aula de escola pública, além de potencialmente baixar o filtro afetivo dos/as estudantes frente à Língua Inglesa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Luana Paula Maldaner, Andrea Monzón
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).