A leitura em tempos de pandemia: um estudo de caso sobre as práticas de leitura realizadas na Biblioteca Pública Castro Alves
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n2.6688Resumo
A leitura é uma prática pouco habitual no Brasil. A pandemia de Covid-19, iniciada em 2020, ocasionou o fechamento da maioria das bibliotecas públicas no país, prejudicando ainda mais os índices de leitura. Este artigo pretende analisar as práticas de leitura realizadas antes, durante e depois da pandemia na Biblioteca Pública Castro Alves, localizada no município de Bento Gonçalves. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, em que foi realizado um estudo de caso na Biblioteca Pública Castro Alves. Analisaram-se registros da Biblioteca para fazer um levantamento sobre: o número de empréstimos; o perfil dos frequentadores; e as ações de promoção da leitura desenvolvidas para atrair os leitores. Também realizou-se uma entrevista com um leitor assíduo da Biblioteca para constatar como a pandemia afetou sua prática de leitura em relação ao espaço físico da instituição. Os dados obtidos foram comparados com outros estudos relacionados à formação de leitores, como Failla (2021), Patte (2012) e Petit (2009). Como resultados, destaca-se que a Biblioteca Pública é essencial para garantir o acesso ao livro, constituindo-se como um espaço de socialização, de difusão da informação e de promoção de atividades culturais, muito mais do que um simples depósito de livros.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Robert Reiziger de Melo Rodrigues, Carina Fior Postingher Balzan
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).