Projeto Espanhol Língua e Cultura: um espaço para difusão da língua espanhola no IFMS
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n1.6663Resumo
Esta pesquisa registra a realização de um projeto sobre a língua espanhola que foi desenvolvido no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) - Campus Campo Grande buscando valorizar a língua em foco na comunidade interna. Atualmente, seguindo uma tendência nacional que decorre da oferta não obrigatória da língua espanhola para estudantes do ensino médio (lei 13.415/2017) e também pelos apelos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o espanhol foi excluído do currículo do ensino médio e está sendo ofertado no IFMS exclusivamente pelos centros de idiomas (CENID). Sendo assim, o projeto consiste em proporcionar um primeiro contato com o idioma de forma mais descontraída, por meio de atividades, conteúdo e questionários relacionados aos materiais compartilhados nas redes sociais do projeto. Para tanto, utilizou as ferramentas digitais e o Instagram para proporcionar ao estudante o contato inicial e o aprendizado do idioma. A pesquisa explorou o contato com o espanhol a partir da metodologia da Pesquisa-ação. Como resultado, o projeto destacou a importância da língua espanhola e fomentou a construção de um espaço permanente para debate sobre o espanhol na instituição, ressaltando os aspectos culturais, linguísticos, históricos e econômicos dos países vizinhos e de seus falantes nativos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Beatrice Fernanda Martins Brixner, Beatriz Aparecida Alencar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).