Projeto Espanhol Língua e Cultura: um espaço para difusão da língua espanhola no IFMS

Autores

  • Beatrice Fernanda Martins Brixner Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Beatriz Aparecida Alencar Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n1.6663

Resumo

Esta pesquisa registra a realização de um projeto sobre a língua espanhola que foi desenvolvido no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) - Campus Campo Grande buscando valorizar a língua em foco na comunidade interna. Atualmente, seguindo uma tendência nacional que decorre da oferta não obrigatória da língua espanhola para estudantes do ensino médio (lei 13.415/2017) e também pelos apelos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o espanhol foi excluído do currículo do ensino médio e está sendo ofertado no IFMS exclusivamente pelos centros de idiomas (CENID). Sendo assim, o projeto consiste em proporcionar um primeiro contato com o idioma de forma mais descontraída, por meio de atividades, conteúdo e questionários relacionados aos materiais compartilhados nas redes sociais do projeto. Para tanto, utilizou as ferramentas digitais e o Instagram para proporcionar ao estudante o contato inicial e o aprendizado do idioma. A pesquisa explorou o contato com o espanhol a partir da metodologia da Pesquisa-ação. Como resultado, o projeto destacou a importância da língua espanhola e fomentou a construção de um espaço permanente para debate sobre o espanhol na instituição, ressaltando os aspectos culturais, linguísticos, históricos e econômicos dos países vizinhos e de seus falantes nativos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Beatrice Fernanda Martins Brixner, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Estudante do 1º semestre de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Egressa do Curso Técnico Integrado em Eletrotécnica do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (2022). Fluente em Língua Inglesa e Espanhola.

  • Beatriz Aparecida Alencar, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

    Professora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul campus Campo Grande (IFMS-CG) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras campus Três Lagoas (UFMS-CPTL). Doutora em Letras com mestrado em Estudos de Linguagens. Atua na área do ensino de Língua Espanhola (centro de idiomas e Ensino Médio),  Comunicação Linguística no curso superior em Tecnologia em Sistemas para Internet e é docente da especialização lato sensu em Docência para Educação Profissional Científica e Tecnologia. 

Downloads

Publicado

2023-06-20

Edição

Seção

Relatos de experiência

Como Citar

Projeto Espanhol Língua e Cultura: um espaço para difusão da língua espanhola no IFMS. (2023). LínguaTec, 8(1), 128-142. https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n1.6663