Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental II: práticas e reflexões sobre o ensino de Língua e Literatura
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n1.6651Resumo
O presente trabalho busca relatar as atividades desenvolvidas em Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental II, componente curricular do curso de Licenciatura em Letras/Português do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Vitória. O estágio ocorreu em uma escola pública municipal da cidade de Vitória/ES. Este relato busca, além de descrever o período de observação da turma, do planejamento das aulas e da regência de classe, desenvolver um olhar crítico pedagógico, à luz do pensamento de alguns pesquisadores na área da educação, atribuindo significado para as ações desenvolvidas. Esta experiência evidencia a importância da disciplina de Estágio Supervisionado para o processo de formação docente no curso de Licenciatura em Letras e, também, indica que o ensino de Língua e de Literatura traz, em si, um significativo potencial humanizador para a proposta de ação pedagógica que objetive proporcionar protagonismo ao estudante.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Arthur Birchener Teixeira de Menezes, Ivania Cover
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).