Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental II: práticas e reflexões sobre o ensino de Língua e Literatura

Autores

  • Arthur Birchener Teixeira de Menezes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo https://orcid.org/0009-0000-1192-4362
  • Ivania Cover Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n1.6651

Resumo

O presente trabalho busca relatar as atividades desenvolvidas em Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental II, componente curricular do curso de Licenciatura em Letras/Português do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Vitória. O estágio ocorreu em uma escola pública municipal da cidade de Vitória/ES. Este relato busca, além de descrever o período de observação da turma, do planejamento das aulas e da regência de classe, desenvolver um olhar crítico pedagógico, à luz do pensamento de alguns pesquisadores na área da educação, atribuindo significado para as ações desenvolvidas. Esta experiência evidencia a importância da disciplina de Estágio Supervisionado para o processo de formação docente no curso de Licenciatura em Letras e, também, indica que o ensino de Língua e de Literatura traz, em si, um significativo potencial humanizador para a proposta de ação pedagógica que objetive proporcionar protagonismo ao estudante.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Arthur Birchener Teixeira de Menezes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

    Graduando em Letras/Português no Instituto Federal do Espírito Santo. É voluntário no Programa de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e realiza pesquisas sobre a Literatura no currículo do estado do Espírito Santo. É bolsista no Programa Residência Pedagógica (CAPES), atuando na docência de Língua Portuguesa e Literatura brasileira em uma escola estadual de ensino médio. Tenho interesse pelos seguintes temas: educação literária, ensino de língua e literatura e políticas educacionais.

  • Ivania Cover, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

    Graduada em Pedagogia Licenciatura Plena (2005) e Mestre em Educação (2011) pela Universidade de Passo Fundo. Possui especializações em Orientação Educacional (2008) e Supervisão Escolar (2008), ambas pela Universidade de Passo Fundo - UPF. Atualmente é Docente da Rede Federal do Ensino Básico Técnico e Tecnológico atuando no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Câmpus Vitória - Ifes

Downloads

Publicado

2023-06-20

Edição

Seção

Relatos de experiência

Como Citar

Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental II: práticas e reflexões sobre o ensino de Língua e Literatura. (2023). LínguaTec, 8(1), 116-127. https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n1.6651