Discurso, turismo e ensino: uma sequência didática para estudantes serem mediadores do Museu de Congonhas por um dia

Autores

  • Rafael Batista Andrade IFMG Campus Congonhas
  • Pollyanna Júnia Fernandes Maia Reis Universidade Federal de Minas Gerais
  • Elisana de Oliveira Faria Instituto Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n1.6648

Resumo

Apresentamos um estudo dos gêneros de discurso Manual do Romeiro e visita mediada com o objetivo de propor a sequência didática Ser mediador do museu de Congonhas por um dia para professores de língua portuguesa (língua materna) em formação e em atuação. Este estudo foi desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa sobre o Discurso Institucional na Iniciação Científica e Tecnológica do IFMG, Campus Congonhas, a fim de evidenciar as características linguístico-discursivas do Manual do Romeiro e da visita mediada ao Museu de Congonhas. Utilizamos como aporte teórico-metodológico as categorias de análise cena englobante, cena genérica e cenografia aliadas às noções de retextualização e de sequências prototípicas. As análises realizadas mostram o elo necessário entre pesquisa e ensino, pois a elaboração da referida sequência didática requereu um estudo aprofundado sobre os dois gêneros de discurso em questão. Esta pesquisa de iniciação científica ainda revelou que, embora o estudo realizado aqui esteja restrito à visita mediada ao Museu de Congonhas, os seus resultados poderão servir de base para outros estudos sobre o referido gênero de discurso em diferentes museus no Brasil e no exterior com vistas a elaboração de outras propostas para o ensino de língua materna (e também de língua estrangeira).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafael Batista Andrade, IFMG Campus Congonhas

    Doutor em Estudos Linguísticos. (Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil).

  • Pollyanna Júnia Fernandes Maia Reis , Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora em Estudos Linguísticos. (Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil).

  • Elisana de Oliveira Faria, Instituto Federal de Minas Gerais

    Graduanda em Licenciatura em Letras Português/Inglês. (Instituto Federal de Minas Gerais, Congonhas, Minas Gerais, Brasil).

Downloads

Publicado

2023-06-20

Edição

Seção

Narrativas de ensino

Como Citar

Discurso, turismo e ensino: uma sequência didática para estudantes serem mediadores do Museu de Congonhas por um dia. (2023). LínguaTec, 8(1), 168-186. https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n1.6648