A sala de aula instagramável: o Instagram como possível recurso pedagógico no ensino de produção textual para o ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n1.6643Resumo
O presente trabalho busca apontar possíveis caminhos que colocam em diálogo o Instagram e a produção textual escolar, objetivando colaborar com a prática em sala de aula dos professores de ensino médio e contemplando principalmente as diretrizes sugeridas pela Base Nacional Comum Curricular (doravante, BNCC). Nesse sentido, observando o que nos diz a BNCC, no componente de Língua Portuguesa e nos diferentes gêneros que podem ser utilizados nas aulas de produção textual, avaliamos o Instagram, que é um site de rede social (RECUERO, 2017) que está presente na vida dos estudantes, especialmente do Ensino Médio, como uma potente ferramenta, a qual conta com textos multissemióticos que permitem a expressão subjetiva e a autoria dos alunos. Para tanto, realizamos um rastreamento na BNCC (2018) da expressão “produção de texto”, e de alguns aspectos que se relacionam com a produção textual, o uso dos sites de redes sociais em sala de aula e as questões relativas ao protagonismo discente, autoria e pensamento pensante. Nossa base são os pressupostos da Análise Dialógica do Discurso (BAJTÍN, 1997) e nas discussões acerca de Educação Dialógica Alteritária e protagonismo discente (SOBRAL; GIACOMELLI, 2017). Com isso, avaliamos que o Instagram pode ser uma ferramenta relevante no ensino da produção escrita, uma vez que proporciona aos alunos o desenvolvimento de competências socioculturais e de interação social que perpassam a vida de fato vivida e não somente o ambiente escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Dominique De Melo Franco Campelo Oliveira, Veridiane da Costa Gomes, Pietra Gomes Ramires, Adail Ubirajara Sobral
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).