A sala de aula instagramável: o Instagram como possível recurso pedagógico no ensino de produção textual para o ensino médio

Autores

  • Dominique De Melo Franco Campelo Oliveira Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Veridiane da Costa Gomes Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Pietra Gomes Ramires Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Adail Ubirajara Sobral Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n1.6643

Resumo

O presente trabalho busca apontar possíveis caminhos que colocam em diálogo o Instagram e a produção textual escolar, objetivando colaborar com a prática em sala de aula dos professores de ensino médio e contemplando principalmente as diretrizes sugeridas pela Base Nacional Comum Curricular (doravante, BNCC). Nesse sentido, observando o que nos diz a BNCC, no componente de Língua Portuguesa e nos diferentes gêneros que podem ser utilizados nas aulas de produção textual, avaliamos o Instagram, que é um site de rede social (RECUERO, 2017) que está presente na vida dos estudantes, especialmente do Ensino Médio, como uma potente ferramenta, a qual conta com textos multissemióticos que permitem a expressão subjetiva e a autoria dos alunos. Para tanto, realizamos um rastreamento na BNCC (2018) da expressão “produção de texto”, e de alguns aspectos que se relacionam com a produção textual, o uso dos sites de redes sociais em sala de aula e as questões relativas ao protagonismo discente, autoria e pensamento pensante. Nossa base são os pressupostos da Análise Dialógica do Discurso (BAJTÍN, 1997) e nas discussões acerca de Educação Dialógica Alteritária e protagonismo discente (SOBRAL; GIACOMELLI, 2017). Com isso, avaliamos que o Instagram pode ser uma ferramenta relevante no ensino da produção escrita, uma vez que proporciona aos alunos o desenvolvimento de competências socioculturais e de interação social que perpassam a vida de fato vivida e não somente o ambiente escolar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dominique De Melo Franco Campelo Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

    Mestranda em Letras. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil. 

  • Veridiane da Costa Gomes, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

    Mestranda em Letras. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil. 

  • Pietra Gomes Ramires, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

    Mestranda em Letras. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil. 

  • Adail Ubirajara Sobral , Universidade Federal do Rio Grande - FURG

    Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Docente na Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-06-20

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos

Como Citar

A sala de aula instagramável: o Instagram como possível recurso pedagógico no ensino de produção textual para o ensino médio. (2023). LínguaTec, 8(1), 52-68. https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n1.6643