A escrita de vida nos movimentos de migração: relações tempo/espaço e efeitos de estranhamento
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n1.6626Resumo
Este trabalho tem como objetivo estudar os efeitos de estranhamento em narrativas de estudantes imigrantes e/ou em situação de refúgio sobre suas experiências no Brasil. A perspectiva teórica adotada se esboça no espaço da Linguística Aplicada em interface com a psicanálise e tem como compromisso contribuir para a construção de uma área de estudo responsiva às demandas sociais contemporâneas. Da análise é possível depreender que as experiências e vivências dos sujeitos no aqui-agora modificam inexoravelmente a imagem do lá (país de origem) e do então (no passado) e que a questão da mobilidade social e sua relação com a aprendizagem da língua portuguesa balizou construções imaginárias sobre o propósito da aprendizagem de uma língua estrangeira. Além disso, a língua estrangeira também se configurou como ponto pacífico entre o eu e o outro.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gláucio Geraldo Moura Fernandes, Natália Costa Leite
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).