Machado de Assis na escola pública: a perspectiva do aluno e a do professor
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n2.6582Resumo
Este texto visa a apresentação de dados e reflexões sobre o olhar do aluno e a perspectiva do professor acerca da utilização de leituras de textos clássicos em sala de aula, em especial os de Machado de Assis. Os dados levantados para o trabalho são fruto de uma pesquisa acadêmica e foram recolhidos por meio de um questionário on-line com a participação de 12 alunos e 12 professores de escola pública. Os participantes vivenciam experiências nas seguintes etapas de ensino: anos finais do Ensino Fundamental e três anos do Ensino Médio. As teorias utilizadas para discutir os dados da pesquisa vêm, em grande parte, dos estudiosos Magda Soares, que aborda a escolarização da literatura, e Antonio Candido, que defende a democratização da literatura. Essas teorias são cruzadas com os dados obtidos pelas respostas aos questionários e promovem uma reflexão acerca da utilização dos clássicos no ambiente escolar. Como resultados percebe-se que há interesse de professores e alunos no estudo de clássicos, contudo, a mediação é necessária para que o interesse pelo texto seja mantido e a compreensão alcançada.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Izandra Alves, Ariadne Faria Leme
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).