O dicionário como ferramenta de desenvolvimento do léxico e da ortografia: análise de produções textuais de estudantes do ensino superior em Angola
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n1.6573Resumo
O presente estudo tem como objetivo destacar o papel didático do dicionário na ampliação da competência lexical e correção vocabular em produções textuais de alunos do ensino superior. Trata-se de um estudo qualitativo, que descreve a ocorrência de erros ortográficos em textos de alunos da Escola Pedagógica da Lunda Norte, Universidade Lueji A'Nkonde, Angola. O corpus de estudo é constituído por 17 textos de opinião, resultantes de provas de Língua Portuguesa realizadas por alunos do 1º ano do curso de Ensino Primário, do ano letivo 2020/2021. Apesar do nível de escolaridade, os resultados indicam que vários alunos ainda apresentam dificuldades na escrita, decorrentes da interferência na fala e da não observância das convenções ortográficas. Assim, a pesquisa propõe três atividades principais sobre o uso do dicionário, como forma de desenvolver a competência lexical e a correção da escrita, como “localização da palavra”, “escrita correta das palavras” e “compreensão do significado da palavra”.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Júlio Luciano Canhinguiquine
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).