A aula de língua inglesa com foco na pronúncia do sufixo -ed: minimizando problemas de inteligibilidade
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n1.6407Resumo
A aula de pronúncia aqui relatada teve como objetivo minimizar problemas de inteligibilidade no que tange à pronúncia do sufixo -ed e aconteceu em duas turmas de 3º ano do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Mecatrônica, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), no câmpus Novo Hamburgo. Brawerman-Albini e Becker (2020) apontam que, na pronúncia de verbos regulares do simple past por brasileiros, em vez de termos a produção do sufixo -ed como /t/ ou /d/, temos o acréscimo de uma sílaba, muitas vezes acentuada não intencionalmente. A aula em questão seguiu uma prática de leitura e interpretação de texto: foi solicitado que os estudantes destacassem, no texto lido, as palavras terminadas por -ed e classificassem-nas de acordo com sua pronúncia em três diferentes categorias: /id/, /t/, /d/. Após, um jogo com base em rimas foi proposto. Ao observar a dinâmica, ficou evidente o impacto que a ortografia exerce na pronúncia de nossos estudantes. Por meio dessa experiência, verificamos que o trabalho explícito com a forma, paralelamente a práticas comunicativas contextualizadas, se faz necessário nas aulas de língua inglesa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Camila De Bona
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).