Podcasts e gêneros literários: estratégias de ensino em turmas da 3ª série do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n1.6393Resumo
O relato é oriundo do subprojeto Letras-Língua portuguesa-CE do Programa Residência Pedagógica da UNILAB, e objetiva descrever e analisar a prática de ensino de literatura por meio de gêneros literários, e da utilização do gênero oral digital podcast no processo educativo de duas turmas da 3º série do Ensino Médio em duas Escolas de tempo integral, uma localizada no Município Redenção, e outra em Acarape, no Ceará, em uma disciplina Eletiva de literatura para o ENEM. O trabalho é fundamentado na sequência didática, no conceito de literatura, na Base Nacional Comum Curricular e no estudo dos gêneros literários por Goldstein e sites educativos, e no gênero oral podcast, e no uso de recursos avaliativos na web. A metodologia da prática pedagógica utilizada foi a aula expositiva e dialogada para aplicação da sequência didática. Os resultados apontam que a sequência didática dos gêneros literários trouxe uma maior compreensão teórica para os estudantes, e a sua prática interpretativa foi reforçada nos textos do gênero conto nos aulões, e a aplicação dos formulários trouxe praticidade e boa participação pelas turmas, além de ampliar a autonomia de pesquisa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maklina dos Santos Almeida , Camila Maria Marques Peixoto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).