Podcasts e gêneros literários: estratégias de ensino em turmas da 3ª série do Ensino Médio

Autores

  • Maklina dos Santos Almeida Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Camila Maria Marques Peixoto Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n1.6393

Resumo

O relato é oriundo do subprojeto Letras-Língua portuguesa-CE do Programa Residência Pedagógica da UNILAB, e objetiva descrever e analisar a prática de ensino de literatura por meio de gêneros literários, e da utilização do gênero oral digital podcast no processo educativo de duas turmas da 3º série do Ensino Médio em duas Escolas de tempo integral, uma localizada no Município Redenção, e outra em Acarape, no Ceará, em uma disciplina Eletiva de literatura para o ENEM. O trabalho é fundamentado na sequência didática, no conceito de literatura, na Base Nacional Comum Curricular e no estudo dos gêneros literários por Goldstein e sites educativos, e no gênero oral podcast, e no uso de recursos avaliativos na web. A metodologia da prática pedagógica utilizada foi a aula expositiva e dialogada para aplicação da sequência didática. Os resultados apontam que a sequência didática dos gêneros literários trouxe uma maior compreensão teórica para os estudantes, e a sua prática interpretativa foi reforçada nos textos do gênero conto nos aulões, e a aplicação dos formulários trouxe praticidade e boa participação pelas turmas, além de ampliar a autonomia de pesquisa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maklina dos Santos Almeida , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

    Graduada em Enfermagem e em Letras-língua portuguesa e especialista em Gestão em Saúde pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira(UNILAB). Professora de redação e de língua portuguesa na Escola de Ensino Médio Camilo Brasiliense. Atuei como bolsista do Programa Residência Pedagógica CAPES/UNILAB, no âmbito do curso de Letras - Língua portuguesa (nov.2020 a abril 2022) , como voluntária no projeto de extensão Laboratório de publicação digital Publicadora Palmartes no período de setembro de 2020 a setembro de 2021; tutora júnior bolsista do Programa de Acompanhamento e Orientação Acadêmica (PULSAR-Letras) na UNILAB no período de 24 de maio de 2019 a 24 de maio de 2020, e bolsista do PIBID - Letras- português pela CAPES no período de 01 de agosto de 2018 a 31 de julho de 2019.

  • Camila Maria Marques Peixoto , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

    Possui graduação em Letras (2005), Mestrado em Linguística (2007) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2011). Desenvolveu estágio de doutoramento - PDEE na Universidade Nova de Lisboa (2010). Atua também como pesquisadora convidada no Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Aplicada (GEPLA) na UFC, tendo como foco análises de práticas discursivas em sala de aula de línguas e em formação inicial e continuada de educadores. Atualmente, é professora na Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), onde leciona desde 2016, desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão relacionados ao trabalho do professor dentro e fora de sala de aula. E uma das coordenadoras de área do Programa Residência Pedagógica (Unilab-CE).

Downloads

Publicado

2023-06-20

Edição

Seção

Relatos de experiência

Como Citar

Podcasts e gêneros literários: estratégias de ensino em turmas da 3ª série do Ensino Médio . (2023). LínguaTec, 8(1), 86-98. https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n1.6393