Proposta de material didático digital para uma prática de formação docente no âmbito do projeto Línguas no Campus
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n2.6295Resumo
As inúmeras inovações tecnológicas, ao longo dos séculos, vêm afetando fundamentalmente o modo como vivemos, atravessando todas as esferas de nossas vidas: desde as atividades diárias, passando pelas práticas desenvolvidas em contextos de trabalho, até as práticas educacionais (BARTON; LEE, 2015). Nesse sentido, entendemos como relevante a discussão e a exploração de práticas multiletradas, que abranjam a multiplicidade de discursos e a multimodalidade, em contextos de formação de professores. Portanto, este trabalho objetiva apresentar e discutir um material didático digital (MDD) produzido para o projeto Línguas no Campus (LinC), que atua na formação inicial de professores de língua inglesa. O MDD abrange duas unidades, são elas: Conhecendo o LinC e Redesigning a syllabus e foi produzido com base no Modelo Cíclico de Design de Artefatos Digitais (REIS, 2021) e está subsidiado, teórico e metodologicamente, pela Análise Crítica de Gênero (ACG) (MOTTA-ROTH, 2008) e pela Pedagogia dos Letramentos (PL) (KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020). Os resultados preliminares, a partir da testagem e da avaliação entre pares, indicam que o MDD apresenta consonância com o aporte teórico adotado: da ACG, constatamos a concepção de linguagem como gênero e a organização do syllabus de acordo com a estratificação da linguagem proposta pela teoria; e da PL, atividades multiletradas, em ambiente digital, e dispostas a explorar os processos do conhecimento, sugeridos pela PL, de modo variado. Além disso, avaliamos que o MDD se adequa aos contextos digitais de ensino. No entanto, apresenta pontos a serem ajustados, são eles, a apresentação das regras do curso, os métodos avaliativos e de feedback, entre outras questões.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Karina dos Reis Costantin, Gabriele Almeida de Moraes Pereira, Luciane Kirchhof Ticks
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).