Proposta de material didático digital para uma prática de formação docente no âmbito do projeto Línguas no Campus

Autores

  • Karina dos Reis Costantin Universidade Federal de Santa Maria
  • Gabriele Almeida de Moraes Pereira Universidade Federal de Santa Maria
  • Luciane Kirchhof Ticks Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n2.6295

Resumo

As inúmeras inovações tecnológicas, ao longo dos séculos, vêm afetando fundamentalmente o modo como vivemos, atravessando todas as esferas de nossas vidas: desde as atividades diárias, passando pelas práticas desenvolvidas em contextos de trabalho, até as práticas educacionais (BARTON; LEE, 2015). Nesse sentido, entendemos como relevante a discussão e a exploração de práticas multiletradas, que abranjam a multiplicidade de discursos e a multimodalidade, em contextos de formação de professores. Portanto, este trabalho objetiva apresentar e discutir um material didático digital (MDD) produzido para o projeto Línguas no Campus (LinC), que atua na formação inicial de professores de língua inglesa. O MDD abrange duas unidades, são elas: Conhecendo o LinC e Redesigning a syllabus e foi produzido com base no Modelo Cíclico de Design de Artefatos Digitais (REIS, 2021) e está subsidiado, teórico e metodologicamente, pela Análise Crítica de Gênero (ACG) (MOTTA-ROTH, 2008) e pela Pedagogia dos Letramentos (PL) (KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020). Os resultados preliminares, a partir da testagem e da avaliação entre pares, indicam que o MDD apresenta consonância com o aporte teórico adotado: da ACG, constatamos a concepção de linguagem como gênero e a organização do syllabus de acordo com a estratificação da linguagem proposta pela teoria; e da PL, atividades multiletradas, em ambiente digital, e dispostas a explorar os processos do conhecimento, sugeridos pela PL, de modo variado. Além disso, avaliamos que o MDD se adequa aos contextos digitais de ensino. No entanto, apresenta pontos a serem ajustados, são eles, a apresentação das regras do curso, os métodos avaliativos e de feedback, entre outras questões.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Karina dos Reis Costantin, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutoranda em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestra em Estudos Linguísticos pela mesma instituição. É licenciada em Letras Inglês pela UFSM (2018), Letras Português pela Universidade Luterana do Brasil (2018) e Pedagogia pela Unicesumar (2021). Trabalhou como professora voluntária de Língua Inglesa no Egito, por intermédio da Organização não governamental - Aiesec (2018). Participa, desde de 2017, do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação (LabLeR), por meio do projeto Línguas no Campus (LINC). Atualmente, no LinC, ocupa a função de mentora, sendo responsável por orientar professores de inglês em formação inicial. Tem por interesse de pesquisa a formação inicial de professores de Língua Inglesa, multiletramentos e análise e produção de materiais didáticos.

  • Gabriele Almeida de Moraes Pereira, Universidade Federal de Santa Maria

    Mestranda em Estudos Linguísticos na linha "Linguagem no Contexto Social" do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada em Letras - Inglês (2021) pela UFSM.

  • Luciane Kirchhof Ticks, Universidade Federal de Santa Maria

    Professora do Curso de Graduação em Letras/Inglês e no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM/RS. É orientadora pedagógica do LABLER-Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação/UFSM e coordenadora do Núcleo de Estudos Colaborativos em Contextos Escolares (N.E.C.C.E). É Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2008) e Mestre em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). É Graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990). É membro do Grupo de Pesquisa/CNPq "Linguagem como Prática Social" (Ref. UFSM.0043). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Inglês, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de inglês, concepções de linguagem, análise crítica do discurso, identidade e gêneros textuais.Tem experiência como jornalista, tendo atuado como repórter em jornais impressos e assessorias de comunicação. Respondendo ao movimento #maternidadenolattes, acrescenta que é mãe de um menino em idade escolar e esteve em licença maternidade em 2012.

Downloads

Publicado

2022-11-20

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos

Como Citar

Proposta de material didático digital para uma prática de formação docente no âmbito do projeto Línguas no Campus. (2022). LínguaTec, 7(2), 97-118. https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n2.6295