Revisão Sistemática de Literatura: Metodologia sala de aula invertida no ensino de línguas no ensino básico
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n2.6215Resumo
Este trabalho apresenta uma revisão sistemática de literatura que teve como objetivo investigar como estão sendo utilizadas as estratégias e quais os recursos digitais usados para aplicação da metodologia Sala de Aula Invertida (SAI) em aulas de línguas no ensino básico. Para a obtenção dos resultados buscamos produções científicas completas em formato de artigo, trabalhos de conclusão de curso, teses e dissertações, produzidas entre 2016 a 2021 em repositórios digitais, a saber: no Portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Eric, Redalyc, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Microsoft Academic e Google Academic. Para a busca refinada, utilizamos os descritores em língua portuguesa, em língua inglesa e em língua espanhola. A partir dos descritores, obtivemos um total de 113 trabalhos que passaram pelo refinamento, com base nos critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos em nosso protocolo. Com isso, foram encontrados e analisados 09 trabalhos, o que evidencia ainda pouco estudo acerca da aplicação da metodologia SAI no ensino de línguas no ensino básico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maria Clara Medeiros Silva, Lucélio Dantas de Aquino, Ednny Kelly de Almeida Sales
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).