Estágio supervisionado no Ensino Fundamental: práticas de ensino de Língua Portuguesa e Literatura em contexto pandêmico
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n2.6017Resumo
Este rabalho busca relatar as experiências de ensino desenvolvidas no componente curricular de “Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental - Língua e Literatura”, integrante do curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, no IFRS Campus Bento Gonçalves. A regência de classe foi realizada em dupla, dadas as circunstâncias impostas pela pandemia de COVID-19, e ocorreu com três turmas de 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal de ensino. Este relato busca descrever e contrastar o processo de planejamento e execução das atividades docentes no estágio curricular supervisionado durante e após o período de ensino remoto emergencial nas instituições de educação básica, bem como as adaptações necessárias devido ao contexto pandêmico. As aulas foram realizadas de forma majoritariamente presencial; contudo, os reflexos das políticas de isolamento se manifestaram tanto no planejamento das aulas quanto no desempenho dos alunos, uma vez que a maior parte do ano de 2021 foi realizada em atividades a distância. O contraste entre as aulas presenciais e remotas evidencia a relevância das aulas presenciais para o desenvolvimento das competências e habilidades previstas para o Ensino Fundamental, processo que é dificultado pela distância física do professor nas aulas remotas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Priscila Ogliari Mariani, Cristina Bohn Citolin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).