Literatura e Cinema: O Monstro Invisível do Feminicídio em O Homem Invisível (2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5937

Resumo

Em 1887, o escritor britânico H.G. Wells publicou O Homem Invisível, obra narrativa que mescla elementos góticos e de ficção científica. Como o título sugere, a narrativa traz um cientista que, após alguns experimentos, fica invisível, sendo considerado uma espécie de monstro pelas demais personagens. Assim como outros romances do século XIX, como O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson, e Frankenstein, de Mary Shelley, experimentos científicos são usados como mote para retratar os medos da sociedade da época, que vivia em um momento de constantes descobertas científicas e inovações tecnológicas, como o cinema, o automóvel e o telefone, dentre outras. O presente trabalho tem como objetivo analisar o romance de H.G. Wells e respectivas adaptações cinematográficas dessa obra, para entender mais a fundo a relação entre temas explorados em narrativas góticas e problemas da sociedade. Segundo Steven Bruhm (2002), o Gótico serve como um barômetro que mede as ansiedades que assolam determinadas culturas em diferentes contextos. Levando isso em conta, é significativo observar que muitas obras narrativas, quando transpostas para outros contextos, tenham muitos de seus temas atualizados. O filme O Homem Invisível, de 2020, transpõe a narrativa do romance para o séc. XXI, através de um processo de Aproximação Cultural (Genette, 1997), no qual o homem invisível do título passa a ser antagonista da narrativa e algoz de sua ex-esposa, protagonista do filme. Nessa adaptação, percebe-se a atualização do medo, que no romance girava em torno das possibilidades científicas da invisibilidade e que no filme gira em torno da violência doméstica e feminicídio, problemas da atualidade evidenciados por estatísticas contemporâneas. Portanto, releituras que ressignificam obras que causavam terror no público na época de seu lançamento são importantes para que continuem a dialogar com o público contemporâneo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dudlei Floriano de Oliveira, IFRS Campus Osório

    Professor do Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul (IFRS), possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Mestrado em Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Inglesa, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

  • Gabriel Abech Leindecker, IFRS Campus Osório

    Formado no curso ensino médio integrado ao técnico em administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Osório. Graduando em Licenciatura em Letras (Português e Inglês) pela mesma instituição.

Downloads

Publicado

2022-06-20

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos

Como Citar

Literatura e Cinema: O Monstro Invisível do Feminicídio em O Homem Invisível (2020). (2022). LínguaTec, 7(1), 165-179. https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5937