Gêneros jornalísticos em livros didáticos de língua portuguesa: uma abordagem textual
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5933Resumo
Pautado na perspectiva teórica da Linguística Textual, este artigo objetiva analisar os gêneros textuais/discursivos do domínio jornalístico nas coleções Apoema e Projeto Teláris, em livros didáticos de língua portuguesa referentes aos 8º e 9º anos. Ao contemplar diferentes práticas comunicativas, tanto do jornal impresso como do jornal digital, este trabalho verifica, nos referidos gêneros, os elementos multimodais, hipertextuais, bem como aspectos da tríade bakhtiniana (conteúdo temático, estrutura composicional e estilo), analisando se as atividades propostas nos referidos materiais são relevantes à prática de leitura e produção textual. Investigou-se, aqui, um total de 13 gêneros jornalísticos nos livros selecionados, buscando-se,
também, contemplar as práticas jornalísticas em diferentes ambientes e suportes. A partir deste estudo, foi possível observar, nas coleções selecionadas, uma preponderância dos gêneros do suporte impresso, como, por exemplo, a notícia, o artigo de opinião, a reportagem, a crônica, a charge etc. Em relação aos gêneros que ocorrem exclusivamente no ambiente digital, verificou-se, basicamente, a presença do gênero blog, embora tenham sido também encontrados gêneros associados a outros suportes midiáticos, como a telerreportagem e radiorreportagem. Em relação ao tratamento dos gêneros jornalísticos para o ensino de Língua Portuguesa, percebeu-se, nas duas coleções, que as atividades propostas, em sua maioria, estavam relacionadas ao ensino da gramática normativa, isto é, centradas mera na classificação de palavras e expressões. Assim, destaca-se que apenas algumas atividades puderam ser consideradas satisfatórias, posto que refletiram, na perspectiva dos gêneros, um trabalho significativo e coerente em relação à prática de leitura e escrita. Isso se deu a partir de atividades de caráter teórico-prático, nas seções “Foco na Produção”, nos livros da coleção Apoema, e “Produção de texto”, nos livros da
coleção Projeto Teláris.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jaqueline Barreto Lé, Flávia dos Santos Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).