A ludicidade e a afetividade como instrumentos pedagógicos para o ensino de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental

Autores

  • Robert Reiziger de Melo Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves
  • Karina Aparecida Oliveira da Silveira IFRS - Campus Bento Gonçalves
  • Cristina Bohn Citolin IFRS - Campus Bento Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5748

Resumo

Este texto relata as experiências vivenciadas no estágio curricular obrigatório do Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa do IFRS Campus Bento Gonçalves. O Projeto Pedagógico do Curso de Letras prevê a realização de três estágios obrigatórios com regência de classe na Educação Básica. Aqui, apresenta-se o resultado do que foi realizado no primeiro
estágio, destinado aos anos finais do Ensino Fundamental. A regência de classe foi realizada no 6º semestre do referido curso. Em decorrência da pandemia de Covid-19 e da dificuldade de acesso às escolas por ela ocasionada, o estágio ocorreu em duplas. Optou-se por lecionar para duas turmas de sétimos anos. Antes de ingressar em sala de aula, a professora regente das turmas foi entrevistada. Além disso, realizou-se uma visita à escola, momento em que também foi lido o Projeto PolíticoPedagógico com foco na proposta curricular de Língua Portuguesa. Ao longo do texto, descreve-se a configuração da regência de classe, os objetivos e as estratégias de ensino desenvolvidas em momentos de Ensino Remoto Emergencial; e abordamse os conceitos de ludicidade e de afetividade na educação. Por fim, salienta-se a importância de reavivar vínculos afetivos e sociais após o longo período de distanciamento social.

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Biografia do Autor

  • Robert Reiziger de Melo Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves

    Graduando em Licenciatura em Letras pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). É o representante discente da Comissão de Avaliação e Gestão de Projetos de Pesquisa e Inovação (CAGPPI), da Comissão de Assistência Estudantil (CAE) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS) do IFRS - campus Bento Gonçalves.

  • Karina Aparecida Oliveira da Silveira, IFRS - Campus Bento Gonçalves

    Estudante do curso de Licenciatura em Letras pelo IFRS - Campus Bento Gonçalves.

  • Cristina Bohn Citolin, IFRS - Campus Bento Gonçalves

    Doutora em Educação (UNISINOS). Docente do curso de Letras no IFRS - Campus Bento Gonçalves.

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Publicado

2022-06-20

Edição

Seção

Relatos de experiência

Como Citar

A ludicidade e a afetividade como instrumentos pedagógicos para o ensino de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental. (2022). LínguaTec, 7(1), 224-236. https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5748