Curricularização da extensão universitária: práticas de extensão realizadas no Curso de Letras - Língua Portuguesa durante a pandemia

Autores

  • Kleber Eckert Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Carina Fior Postingher Balzan Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Priscila Ogliari Mariani Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Aline Almeida de Lemos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Esther de Paula Guedes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Hamilton Ornes Bitencourt Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n2.5488

Resumo

O presente trabalho busca relatar as experiências de extensão realizadas no componente curricular de “Estágio Supervisionado - Projetos de Extensão”, inserido no Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul campus Bento Gonçalves. As atividades realizadas envolveram planejamento e atuação em dois projetos de extensão do campus.  O primeiro, a VI Semana de Língua e Literatura no campus, promoveu palestras, a respeito de temas vinculados ao ENEM e vestibulares, voltadas para a preparação dos alunos do Ensino Médio para essas provas. O segundo, o Curso de Português para imigrantes e refugiados, promoveu aulas de português para esse perfil de alunos, sob a perspectiva da Língua de Acolhimento. O objetivo deste relato é relacionar as práticas de extensão realizadas à proposta da curricularização da extensão, a fim de destacar a contribuição da extensão na formação dos sujeitos e na sociedade em que se insere e, portanto, a relevância da realização dessas atividades. Ainda, as ações de extensão aqui descritas foram realizadas em contexto pandêmico, portanto, também será objeto de reflexão o papel da extensão no sentido de mitigar os efeitos deletérios da pandemia da COVID-19 no ensino.

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Biografia do Autor

  • Kleber Eckert, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

    Professor de Língua Portuguesa e Língua Espanhola do IFRS campus Bento Gonçalves.

  • Carina Fior Postingher Balzan, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

    Doutora em Letras. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil. 

  • Priscila Ogliari Mariani, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

    Graduanda em Letras. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil. 

  • Aline Almeida de Lemos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

    Graduanda em Letras. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil.

  • Esther de Paula Guedes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

    Graduanda em Letras. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil. 

  • Hamilton Ornes Bitencourt Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

    Graduando em Letras. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2021-11-16

Edição

Seção

Relatos de experiência

Como Citar

Curricularização da extensão universitária: práticas de extensão realizadas no Curso de Letras - Língua Portuguesa durante a pandemia. (2021). LínguaTec, 6(2), 167-178. https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n2.5488