Blog da Quarentena: uma proposta de produção textual, leitura interlocutiva e análise linguística
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n2.5454Resumo
Este trabalho objetiva apresentar uma breve narrativa e uma breve reflexão acerca de uma prática de ensino levada a cabo durante o momento pandêmico em que vivemos. Dessa forma, realizamos essa atividade durante as Atividades Pedagógicas não Presenciais (ANPs) em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Santa Catarina. A atividade de ensino foi nomeada “Blog da Quarentena” e objetivou oferecer aos alunos um espaço para a escrita de si, considerando suas impressões e vivências diante da pandemia. Essa escrita de si foi permeada por diferentes gêneros, como o meme, o diário, a carta etc. Além disso, construímos uma prática de leitura interlocutiva porque acreditamos que a prática de leitura dos textos dos alunos precisa ser pensada como um processo dialógico e não apenas de revisão e correção. Por fim, construímos junto com os alunos uma prática de análise linguística sobre concordância e pontuação, uma vez que durante a leitura interlocutiva identificamos essas questões como pontos a serem melhorados na produção de muitos estudantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Alice Ribeiro Dionizio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).