A BNCC e o livro didático de inglês: (im)possibilidades de ensino ativo
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n2.5449Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar como o livro Manual do Professor Time to Share contribui para o aprendizado ativo da língua inglesa, na perspectiva do ensino híbrido, mediante as novas concepções de ensino e aprendizagem da BNCC. Para tal, foi realizada uma reflexão sobre o texto da BNCC para o ensino fundamental, anos finais, a fim de identificar atividades no livro didático que possibilitem o uso de metodologias ativas e personalizadas de ensino e que contribuem para a aprendizagem da língua inglesa; e conhecer se o livro está em consonância com a proposta da BNCC para a perspectiva de ensino híbrido. Os resultados evidenciaram que não está em total acordo com as orientações da BNCC e proporciona poucos momentos de aprendizagem ativa da língua alvo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Elaine de Oliveira Pereira, Dra. Mara Lúcia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).