O Novo Ensino Médio e a Língua Inglesa: uma análise sobre o ensino de oralidade em um material didático sob a perspectiva do inglês como língua franca

Autores

  • Matheus Aniecevski Universidade Tecnológica Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0003-2456-257X
  • Taisa Pinetti Passoni Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n2.5355

Resumo

O presente artigo visa a apresentar um panorama de alguns estudos que relacionam as proposições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio (NEM), tendo em vista o ensino de Língua Inglesa sob a perspectiva do Inglês como língua franca (ILF). Para situar a discussão, este trabalho propõe-se a analisar atividades de oralidade em duas unidades didáticas de dois livros distintos: o primeiro, com edição de 2016, ainda voltado aos moldes já consolidados do Ensino Médio; e o segundo, com edição de 2020, já adequado ao NEM. A análise comparativa dos dois materiais evidencia as mudanças que já começam a ser estabelecidas no processo de ensino de oralidade de inglês, tanto no formato do material didático quanto na elaboração das atividades.

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Biografia do Autor

  • Matheus Aniecevski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Mestrando em Letras. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil.

  • Taisa Pinetti Passoni, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Doutora em Estudos da Linguagem. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil.

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Publicado

2021-11-16

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos

Como Citar

O Novo Ensino Médio e a Língua Inglesa: uma análise sobre o ensino de oralidade em um material didático sob a perspectiva do inglês como língua franca. (2021). LínguaTec, 6(2), 30-49. https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n2.5355