Quino e Paulo Freire, unidos pela intertextualidade: em busca de uma alternativa libertadora em tempos de educação bancária
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n1.4957Resumo
Neste artigo, apresentamos a pesquisa “A ótica freiriana em Quino como recurso educacional”, vinculada ao programa BIC Jr/IFTM e aplicada a estudantes do campus Patos de Minas, no segmento da disciplina de língua espanhola. O objetivo da investigação realizada foi estabelecer relações intertextuais entre os conceitos teóricos de Paulo Freire e as ilustrações do artista argentino Joaquín Salvador L. Tejón, conhecido como Quino, na perspectiva do processo pedagógico de ensino-aprendizagem, a fim de buscar e propor uma alternativa eficaz ao modelo recorrente de educação bancária, criticado pelo educador brasileiro. Como referencial teórico introdutório, têm-se os livros Esto no es todo e Toda Mafalda, de Quino; e Pedagogia do oprimido, Pedagogia da autonomia, Educação como prática da liberdade, Política e educação, e A importância do ato de ler, de Paulo Freire. Quanto à abordagem, a pesquisa é qualitativa, de objetivo exploratório, visando ao estabelecimento de relações significativas no contexto educacional. Como instrumento, inicialmente, fez-se uma análise bibliográfica sobre as produções de Quino e de Freire. Em um segundo momento, foram realizadas práticas educacionais com estudantes da instituição. A análise dos resultados obtidos por meio dessas práticas indicou que a ótica freiriana aplicada a Quino é um recurso educacional eficaz e de grande benefício para a aprendizagem, com expressivo potencial de estímulo à leitura crítica dos discentes, importante pilar da pedagogia libertadora freiriana.
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Copyright (c) 2021 Márcia de Fátima Xavier, Teófilo Teles Pereira de Arvelos
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