Uma experiência de trabalho colaborativo e aprendizagem da língua inglesa em um projeto integrador no curso técnico de Eletromecânica

Autores

  • Letícia Priscila Pacheco IFSUL - Campus Venâncio Aires http://orcid.org/0000-0002-9937-5114
  • Imar de Souza Soares Jr IFSul Campus Venâncio Aires
  • Ieda Maria Cassuli Bianchini Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC
  • Marcelo de Barros IFSul Campus Venâncio Aires
  • Henrique Wild Stangarlin Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, IFSul Campus Venâncio Aires

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n2.4321

Resumo

Esta narrativa apresenta o trabalho desenvolvido por uma equipe de professores no último semestre do curso técnico subsequente  de Eletromecânica, em campus do Instituto Federal Sul-rio-grandense. O trabalho visou à construção de protótipos de scooters articuladas através da construção de conhecimentos entre as disciplinas específicas da área técnica e a disciplina de inglês instrumental. A disciplina de inglês instrumental contribuiu com a ação através da construção de manual de instruções bilíngue e de uma apresentação pessoal oral, em língua inglesa. A integração com as disciplinas proporcionou a consolidação das aprendizagens dos elementos linguísticos, bem como o despertar para a emergência da comunicação em língua estrangeira para oferecer um trabalho de qualidade ao mercado. O projeto conseguiu integrar as aprendizagens e a construção do conhecimento, visto que o trabalho foi efetuado de forma coletiva desde seu planejamento, passando pela aplicação das ações conjunta e a avaliação integrada com olhar apurado para os mais diversos aspectos do trabalho em equipe. A principal aprendizagem construída foi o crescimento dos estudantes em seu trabalho em equipe e a conscientização para a importância da integração dos conhecimentos profissionais em relação às necessidades da sociedade e a construção do perfil profissional para atender ao mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Priscila Pacheco, IFSUL - Campus Venâncio Aires

Doutoranda em Linguística - PUCRS, Mestra em Letras, Leitura e Cognição pela UNISC, professora de língua inglesa do IFSUL - Campus Venâncio Aires, especialista em Neuropsicopedagogia.

Imar de Souza Soares Jr, IFSul Campus Venâncio Aires

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Maria (2001) e especialização em Automação Industrial pela Faculdade Regional de Blumenau (2005). Formado em Pedagogia para atuar em escolas técnicas (2008) pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Mestre em Sistemas e Processos Industriais pela UNISC (2014). Atuou como instrutor - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial / RS por 8 anos em cursos técnicos. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Processos de Fabricação Industrial. Atualmente exerce atividade de docente dos cursos de Engenharia Mecânica e de Produção da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Ieda Maria Cassuli Bianchini, Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC

Doutoranda pela Universidade de Santa Cruz do Sul UNISC, na linha de pesquisa Aprendizagem, Tecnologias e linguagem na Educação. Mestrado em Educação pelo Centro Universitário La Salle de Canoas, dissertação intitulada: "Formação de pedagogos para o século XXI" Especialista em Supervisão Escolar pela Universidade de Santa Cruz do Sul, com o Trabalho de Conclusão intitulado ?Metodologia: desafios do cotidiano?.Também especialista em Educação à distância com Ênfase na Docência e na Tutoria em EAD, com o trabalho intitulado ?Formação Continuada para Tutores dos Cursos de Pedagogia em EAD?. Graduada em Pedagogia Licenciatura Plena ? UNISC. Formação no curso de Ensino Médio, Modalidade Normal no Colégio Nossa Senhora Aparecida. Participa como colaboradora do grupo de pesquisa GAIA/ UNISC: Grupo de ações e investigações autopoiéticas.Possui cadastro no diretório, grupos de pesquisas. Atua principalmente nos seguintes temas: formação e educação.

Marcelo de Barros, IFSul Campus Venâncio Aires

Professor no eixo de controle e processos industriais, docente do quadro Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Possui graduação em Engenharia de Controle e Automação pelo Centro Universitário Univates (2012), Técnico em Telemática pela Univates (2004), Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Uninter (2015), Mestrado em Sistemas de Processos Industriais pela UNISC (2017), Especialista em Gestão da Automação Industrial pela Uninter (2019).Tem ampla experiência na áreas de eletricidade, eletrônica e automação industrial, onde trabalhou por mais de 10 anos na industria de injeção de plásticos atuando nas áreas de manutenção elétrica e Engenharia.

Henrique Wild Stangarlin, Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, IFSul Campus Venâncio Aires

Mestre pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1997) em Engenharia Elétrica na área de Sistemas Elétricos de Potência. Graduado em Engenharia Elétrica pela mesma instituição (1993). Tem formação técnica profissional no colégio Técnico Industrial de Santa Maria., instituição vinculada a UFSM. Atualmente é professor assistente da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC e professor de ensino técnico e tecnológico do Instituto Federal Sul Rio-Grandense - IFSUL, campus Venâncio Aires, lecionando disciplina de eletricidade aplicada nos cursos técnicos de refrigeração e climatização e eleromecânica. Atuação na área de Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrotécnica e Sistemas Elétricos de Potência, principalmente nos seguintes temas: instalações elétricas, acionamento de motores elétricos, automação e segurança do trabalho.

Downloads

Publicado

2020-11-20

Como Citar

Pacheco, L. P., Soares Jr, I. de S., Bianchini, I. M. C., de Barros, M., & Stangarlin, H. W. (2020). Uma experiência de trabalho colaborativo e aprendizagem da língua inglesa em um projeto integrador no curso técnico de Eletromecânica. LínguaTec, 5(2), 339–350. https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n2.4321

Edição

Seção

Narrativas de ensino