Integrando Língua Inglesa e Educação Física

Autores

  • Joanne Romão de Oliveira Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
  • Letícia Barbosa da Silva Cavalcante IFMS
  • Beatriz Aparecida Alencar Instituto Federal de Mato Grosso do Sul http://orcid.org/0000-0002-3559-6559

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n2.4267

Resumo

A interdisciplinaridade tornou-se um assunto frequentemente discutido, sobretudo no âmbito do sistema federal de ensino, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, pela proposta de currículo integrado. Este trabalho apresenta um relato de experiência de um projeto piloto de integração das disciplinas de Língua Inglesa e de Educação Física no curso Técnico Integrado em uma instituição federal de ensino, ciência e tecnologia, campus capital. Um estudo de caso das atividades desenvolvidas em conjunto pelos professores das áreas, durante o primeiro semestre de 2019 nos encontros de conversação do English Club (Clube de Inglês), atividade de ensino que é desenvolvida no campus desde 2017. Além da pesquisa bibliográfica, com intuito de verificar o conhecimento sobre a interdisciplinaridade, sua relevância e a possibilidade de planejamento de aula interdisciplinar, aos docentes que participaram do encontro, aplicou-se um questionário para investigar as suas percepções quanto à temática. Os resultados obtidos demonstraram vantagens no processo de aprendizagem, ressaltaram que a metodologia torna o processo mais significativo e proveitoso, despertando maior interesse por parte dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joanne Romão de Oliveira, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Administração pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2012). Especialista em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo IFMS (2019). Atualmente é Assistente em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.

Beatriz Aparecida Alencar, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com mestrado em Estudos de Linguagens pela mesma instituição. Especialista em Docência do Ensino Superior e Estudos Hispânicos: Língua, Literatura e Ensino.  Possui graduação em Letras Português-Espanhol e Comunicação Social (Jornalismo).

Professora de Língua Portuguesa e Espanhola do Instituto Federal de Educação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul desde 2013 com atuação na especialização latu-sensu, graduação e ensino médio (língua espanhola). Tem experiência na área de Ensino de Língua Portuguesa, Língua Espanhola, Literatura Brasileira e Infantil. Na área de jornalismo possui experiência em Jornalismo Impresso e Agência de Notícias. 

Atua em pesquisa nas áreas de Dialetologia, Geolingu´ística, atlas linguísticos e léxico, ,sendo atualmente membro do Projeto Atlas Linguístico do Brasil (regional Mato Grosso do Sul).  Além disso,  orienta em nível de especialização lato-sensu trabalhos em temáticas voltados ao ensino de línguas (portuguesa, espanhola e inglesa) e em nível de iniciação científica, temáticas como: agência, variação linguística e Desigualdade social/luta pelos direitos humanos.  

Downloads

Publicado

2020-11-20

Como Citar

de Oliveira, J. R., Cavalcante, L. B. da S., & Alencar, B. A. (2020). Integrando Língua Inglesa e Educação Física. LínguaTec, 5(2), 324–338. https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n2.4267

Edição

Seção

Narrativas de ensino