Ensino de língua portuguesa, Lei 11.645/08 e novas tecnologias da informação e comunicação: uma proposta pedagógica antirracista para o ensino on-line
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n2.4255Resumo
A utilização de recursos tecnológicos no ensino é uma longa e antiga discussão na área da Educação, o que, desde sempre exigiu maior aprofundamento e cuidado, mas que, certamente o recente cenário de distanciamento social resultante da pandemia mundial de Covid-19, acelerou / atropelou o processo de aplicação desses recursos digitais nas diferenciadas instituições de ensino, público e privado, básico, tecnológico e universitário para a manutenção de atividades pedagógicas à distância. Entretanto, no contexto brasileiro, essa situação expôs ainda mais a segregação étnica, social e cultural, que também afeta a educação. Diante disso, pretende-se no presente artigo apresentar estratégias pedagógicas, baseadas em teorias da afrocentricidade e do indigenismo, que sigam uma perspectiva antirracista, visando o cumprimento da Lei 11.645/08, e que utilizem ferramentas on-line familiarmente acessadas pelo público em geral.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Alex Santana França
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).