How do you say in english? Uma experiência educomunicacional em Língua Inglesa no IFRS - Campus Sertão

Autores

  • Maísa Helena Brum Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6154-8964
  • Felipe Batistella Alvares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n1.4119

Resumo

Este relato apresenta uma experiência educomunicacional realizada na disciplina de Língua Inglesa I em conjunto com a disciplina de Áudio, Fotografia e Audiovisual, com duas turmas de primeiro ano do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática – integrado ao Ensino Médio, do IFRS – Campus Sertão. A experiência de caráter qualitativo tem como aporte teórico-metodológico a perspectiva dos Multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2009) e a aprendizagem criativa mediada por tecnologias (RESNICK, 2017). A fim de produzir um programete bilíngue para a rádio da escola, os alunos elencaram expressões coloquiais e provérbios da língua inglesa como as temáticas escolhidas para o programa a ser criado. A experiência educomunicativa realizou-se em cinco momentos: 1) pesquisa de expressões coloquiais e provérbios da língua inglesa no laboratório de informática da instituição; 2) seleção das expressões por cada aluno e escrita do roteiro do programa; 3) prática oral das expressões (entonação e ritmo); 4) gravação em estúdio; e 5) edição dos áudios em laboratório de informática. Essa produção educomunicativa resultou na autonomia dos alunos como produtores de seu próprio programa de rádio, promovendo a prática da oralidade na língua-alvo.

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Biografia do Autor

  • Maísa Helena Brum, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão, Brasil.

    Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É licenciada em Letras Inglês e Letras Português/Respectivas Literaturas pela UFSM. Atuou como professora substituta do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFSM e como professora do Núcleo de Línguas da UFSM (Programa Idiomas sem Fronteiras). Seus interesses de pesquisa envolvem temas relacionados à Pesquisa Colaborativa, Formação de Professores, Multiletramentos e Ensino de Língua Inglesa.

  • Felipe Batistella Alvares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão, Brasil

    Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Educação e graduado em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é professor de Música no Instituto Federal RS - Campus Sertão. Já desenvolveu trabalho docente nas áreas de educação musical, música e tecnologia; áudio e produção sonora para produtos audiovisuais e radiofônicos em diversos espaços escolares/não escolares como: Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo (FAC-UPF); Curso de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC); projeto social de ensino de música CUICA (Santa Maria-RS); Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL); Professor Efetivo de Contrabaixo na FUNDARTE (Montenegro-RS); Professor de Música no Fóton Vestibulares (Santa Maria - RS). Atua como compositor músico contrabaixista, como produtor musical e arranjador em shows e gravações musicais há mais de 15 anos. Atua como produtor de trilhas sonoras para audiovisuais e música publicitária. Como compositor desenvolve um trabalho de música instrumental, e está em fase de pré-produção de seu primeiro disco. Já recebeu prêmios como: Melhor Instrumentista no "Prêmio Açorianos de Música"; e Melhor Trilha Sonora no "Santa Maria Vídeo e Cinema". Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa DEC- Diferença, Educação e Cultura (PPGE/UFSM), e do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade vinculado ao PPGEDU/UFRGS.

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Publicado

2020-05-24

Edição

Seção

Relatos de experiência

Como Citar

How do you say in english? Uma experiência educomunicacional em Língua Inglesa no IFRS - Campus Sertão. (2020). LínguaTec, 5(1), 285-294. https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n1.4119