Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: um panorama do uso de TICs e a construção de um site pedagógico.

Autores

  • Júlia Romagna FSG
  • Milena Schneid Eich UCS
  • Diane Blank Bencke Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n1.4117

Resumo

É indiscutível o potencial benéfico ao ensino e aprendizagem de línguas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS), especialmente em contextos educacionais. Verificar essa premissa foi a proposta deste artigo, fruto de um trabalho de conclusão do curso do Ensino Médio Técnico Integrado de um Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Para tal, realizou-se pesquisa bibliográfica, investigação diagnóstica do uso de TICS na aprendizagem de Língua Inglesa e proposição de um site com ferramentas tecnológicas para aprendizagem de Língua Inglesa como uma tentativa de  intervenção. A verificação ocorreu através da aplicação de um questionário escrito no Google docs a 177 alunos e, com base nos dados coletados, fez-se uma análise estatística. Observou-se, entre outros dados, que 44% dos alunos respondentes não estudam a Língua Inglesa fora do ensino regular e que há preferência por ferramentas de áudio e vídeo como recursos para aprendizagem online. Com base nestas informações, desenvolveu-se uma página web, no ambiente virtual Moodle, acessível aos alunos e servidores, com ferramentas e aplicativos para o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, em sala de aula ou à distância. O site foi desenvolvido na linguagem de programação HTML, esteve hospedado no servidor do campus e também continha as especificações técnicas de cada ferramenta. A partir de observação, verificou-se que houve um retorno positivo referente ao site como uma ferramenta complementar aos estudos, ratificando autores como Braga (2012), para quem o papel integrativo das tecnologias digitais no espaço escolar oferece oportunidades de insumo e imersão natural na língua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Romagna, FSG

Técnica em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.  Cursa Design de Moda pela FSG.

Milena Schneid Eich, UCS

Doutoranda em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).Especialista em Audiodescrição pela Universidade Estadual do Ceará(2018). Mestre em Linguística Aplicada pela UNISINOS (2012).

Diane Blank Bencke, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Diane Blank Bencke é professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Letras do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Alvorada. Doutora em Letras (2018) na área de concentração de Linguística com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/CAPES na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS, sob a orientação da professora Dra. Lilian Cristine Hubner. Concentra seus interesses nos seguintes temas: Metacognição, Compreensão e Proficiência leitoras, Bilinguismo e Funções Executivas. 

Downloads

Publicado

2020-05-24

Como Citar

Romagna, J., Eich, M. S., & Bencke, D. B. (2020). Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: um panorama do uso de TICs e a construção de um site pedagógico. LínguaTec, 5(1), 236–260. https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n1.4117

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos