Uso de ferramentas do Moodle para trabalhar o gênero resumo na disciplina Leitura e Produção de Textos, modalidade semipresencial

Autores

  • Flávia Zanatta IFRS - Campus Vacaria
  • Garine Andréa Keller Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Juliana Thiesen Fuchs Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n1.4113

Resumo

Resumo: Neste trabalho, apresentamos uma sequência didática idealizada para trabalhar o gênero resumo na disciplina Leitura e Produção de Textos, modalidade semipresencial, do semestre 2019B da Universidade do Vale do Taquari – Univates, em que foram exploradas as ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Tal proposta pedagógica se materializou em uma sequência de cinco aulas que contemplaram a leitura, o reconhecimento das características e a escrita de resumo e que buscaram proporcionar aos estudantes um leque de materiais e de atividades que lhes possibilitasse ter mais propriedade no momento de produzir textos dessa natureza não só na disciplina, mas principalmente no decorrer de sua formação inicial. Ao longo das aulas, foram tratadas questões sobre a elaboração de resumo com base em materiais teóricos e atividades práticas disponibilizados no Moodle a partir de variadas ferramentas, as quais se mostraram bastante efetivas, uma vez que possibilitaram aos acadêmicos grande interação com o gênero resumo e o aprimoramento de suas produções a partir das observações feitas pelos colegas, visíveis na escrita da versão final do texto entregue na quinta aula da sequência.

 

Palavras-chave: Ferramentas do Moodle. Escrita acadêmica. Gênero resumo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Zanatta, IFRS - Campus Vacaria

Doutoranda em Ensino pelo PPGEnsino Univates e Mestre em Estudos da Linguagem pelo PPG Letras UFRGS. Docente do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS Campus Vacaria.

Garine Andréa Keller, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade pela UCS. Docente do Curso de Letras da Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado-RS.

Juliana Thiesen Fuchs, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Mestre em Linguística Aplicada pela UNISINOS. Docente do Curso de Letras da Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado-RS.

Downloads

Publicado

2020-05-24

Como Citar

Zanatta, F., Keller, G. A., & Thiesen Fuchs, J. (2020). Uso de ferramentas do Moodle para trabalhar o gênero resumo na disciplina Leitura e Produção de Textos, modalidade semipresencial. LínguaTec, 5(1), 384–403. https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n1.4113

Edição

Seção

Narrativas de ensino