Narrativa digital como proposta de ensino de Inglês para Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n1.4061Resumo
Resumo: Apresentamos a análise de uma narrativa digital como proposta de ensino de inglês para alunos do Ensino Médio. Nossa fundamentação apoiou-se no modelo de análise de texto de Bronckart (2006) e no modelo de narrativa digital de Robin (2008). A investigação revelou que: 1) a situação de produção exige a produção da narrativa com objetivo claro com relação à mensagem bem como um ponto de vista definido; 2) no nível da infraestrutura temos o discurso interativo e relato interativo, sequência descritiva e scripts; 3) no nível dos mecanismos enunciativos temos a voz do outro presente em comentários ou em discurso indireto promove a coerência pragmática da narrativa. 4)os sete passos de produção de narrativas digitais estão presentes na narrativa em questão (objetivo; pergunta instigante/motto; conteúdo emocional; recursos visuais; recursos sonoros; produção da narrativa e socialização).
Palavras-chave: narrativa digital; análise de texto; passos de produção.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).