Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados: relato de uma experiência no IFRS - Campus Bento Gonçalves

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n1.4012

Resumo

O texto relata a experiência vivenciada no Curso de Extensão Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados no IFRS - Campus Bento Gonçalves. A partir do ano de 2010, o Brasil tornou-se o destino de milhares de pessoas que foram forçadas a deixar seu país de origem motivadas por desastres naturais, instabilidade política e econômica, conflitos e guerras. Para esses migrantes, o aprendizado da língua portuguesa constitui fator determinante para a inserção na sociedade brasileira. A partir da concepção teórica de língua de acolhimento, o IFRS - Campus Bento Gonçalves oferta um curso específico para imigrantes e refugiados, com o objetivo de promover um aprendizado da língua portuguesa que permita aos sujeitos comunicar-se em situações cotidianas de interação social, procurar trabalho, acessar os serviços públicos de saúde e educação e, progressivamente, exercerem sua cidadania. Abordamos o conceito de língua de acolhimento, com base nos pressupostos de Amado (2014), Grosso (2010), São Bernardo (2016), Barrantes (2015) e Costa (2017); descrevemos a configuração do referido curso, objetivos e estratégias de ensino desenvolvidas. Por fim, trazemos alguns dados a respeito da crescente demanda pelo curso e evidenciamos a importância dessa ação de extensão junto ao público atendido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carina Fior Postingher Balzan, IFRS-Campus Bento Gonçalves

Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade pela UCS. Doutoranda do Programa de Letras (associação ampla UCS/UniRitter). Docente do IFRS-Campus Bento Gonçalves.

Andréia Kanitz, IFRS-Campus Bento Gonçalves

É graduada em Letras - Português/Latim pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Possui mestrado em Letras/Linguística Aplicada pela mesma universidade (2013). Docente da área de Letras - Língua Portuguesa/Literatura no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS - Campus Bentos Gonçalves). 

Downloads

Publicado

2020-05-24

Como Citar

Balzan, C. F. P., & Kanitz, A. (2020). Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados: relato de uma experiência no IFRS - Campus Bento Gonçalves. LínguaTec, 5(1), 273–284. https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n1.4012

Edição

Seção

Relatos de experiência