Percepções sobre o ensino de português para fins específicos na educação profissional e tecnológica a partir do instrumento Análise de Necessidades.
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n1.4003Resumo
Este trabalho, que teve como objetivo principal compreender as dificuldades e as necessidades para a aquisição da norma padrão e de usos específicos da Língua Portuguesa pelos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), foi desenvolvido no 2º semestre de 2019, com uma turma do curso técnico em Segurança do Trabalho de uma escola técnica localizada em uma Região Administrativa do Distrito Federal. Para a obtenção dos dados, foi aplicado um questionário com questões objetivas e discursivas denominado “Análise de Necessidades”, instrumento fundamental para o ensino de línguas na abordagem instrumental. A investigação apontou as dificuldades dos estudantes quanto à aprendizagem da língua portuguesa que deverão ser exploradas pelos professores no ensino de português para fins específicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).