Quebrando paradigmas na leitura técnica: a literatura integrada ao currículo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Sertão/RS
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n1.3916Resumo
Este estudo consiste em uma análise participativa sobre a dimensão do desenvolvimento de práticas leitoras literárias contemporâneas na formação leitora dos alunos de uma turma de segundo ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Sertão. Os sujeitos da pesquisa têm como base de formação o currículo do curso Técnico em Agropecuária, priorizando, portanto, as leituras técnicas em detrimento das literárias. Este estudo, assim, corresponde a uma pesquisa-ação, que envolveu ações de leitura, com vistas à formação de leitores em múltiplas linguagens, a partir de leituras contemporâneas, organizadas com base nas temáticas do Palco de Debates da 14ª e da 15ª Jornada Nacional de Literatura, associadas à literatura canônica. As práticas tiveram duração anual e, para cada semestre, foram escolhidas duas temáticas, contemplando, em cada uma, dois autores e suas respectivas obras, promovendo a leitura e permitindo, ao final de cada prática, uma produção escrita, orientada e assistida pela pesquisadora, abrindo caminhos para a formação de leitores literários inclusive em suporte digital, sempre no intuito de motivá-los para a leitura e de evidenciar a importância do professor como referência na formação e na mediação leitora. Este estudo dedicou um olhar aprofundado sobre a formação de leitores, em um processo de reflexão sobre a leitura como prática social e literária associada às manifestações artístico-culturais em diferentes mídias, tendo como suporte teórico os pressupostos de Regina Zilberman e Michèle Petit, em uma abordagem sobre a realidade da leitura, numa crise que envolve tanto professores quanto alunos; Judith Langer e Regina Zilberman, sobre o texto literário na escola, a construção de representações e a experiência literária; e Antonio Candido, a partir do entendimento da literatura como fator de humanização.
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