Desmistificando o inglês falado em sala de aula: uma intervenção no campus Conselheiro Lafaiete do IFMG
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v2.n2.a2555Palavras-chave:
inglês falado em sala de aula, inglês falado em turmas grandes, inglês falado no ensino regularResumo
Neste trabalho, apresento o percurso da inserção da língua inglesa falada em turmas do primeiro ano dos cursos técnicos de Mecânica e Eletrotécnica no Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Avançado Conselheiro Lafaiete. A partir de uma reflexão sobre os mitos referentes ao aprendizado de línguas estrangeiras reproduzidos por estudantes e docentes, busquei questionar essas afirmações com as turmas selecionadas a fim de motivá-los ao uso da língua inglesa em atividades de speaking. Apresento um relato das atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo, pontuado por breves considerações teóricas e seguido de reflexões sobre o uso do inglês falado em turmas grandes.Downloads
Referências
BATISTA, Maria Luiza W.; PORTO, Maria Augusta R. Um breve histórico do ensino de línguas estrangeiras no Brasil. In: SANTANA, G; PORTO, M. A; BATISTA, L. B; OLIVEIRA, R. Questões de línguas estrangeiras. Línguas estrangeiras em questão. Aracaju, SE: Editora Universidade Federal de Sergipe, 2005.
MELO, Ticiana Telles. O ensino de línguas estrangeiras sob a ótica da abordagem comunicativa. In: Revista de Letras v. 1, n. 19. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 1997.
OLIVEIRA, Renilson. Recursos teóricos para o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. In: SANTANA, G; PORTO, M. A; BATISTA, L. B; OLIVEIRA, R. Questões de línguas estrangeiras. Línguas estrangeiras em questão. Aracaju, SE: Editora Universidade Federal de Sergipe, 2005.
PORTO, Maria Augusta R. Técnicas de ensino e recursos didáticos para o ensino de inglês. In: SANTANA, G; PORTO, M. A; BATISTA, L. B; OLIVEIRA, R. Questões de línguas estrangeiras. Línguas estrangeiras em questão. Aracaju, SE: Editora Universidade Federal de Sergipe, 2005.
Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas - CEFR. [S.I.]: British Council, 2017. Disponível em: <https://www.britishcouncil.org.br/quadro-comum-europeu-de-referencia-para-linguas-cefr> Acessado em 20/09/2017.
RIO, M. M. O; GUIMARÃES, A. L. M; DELGADO, H. O. K. Os efeitos da ansiedade na habilidade oral em língua inglesa: estratégias para o professor em sala de aula. XII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq. [S.I], 2016.
WOODROW, Lindy. Anxiety and speaking English as a second language. In: Regional Language Center Journal v. 37, n. 3. Londres: RELC, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).