Desmistificando o inglês falado em sala de aula: uma intervenção no campus Conselheiro Lafaiete do IFMG

Autores

  • Melissa Cristina Silva de Sá Instituto Federal de Minas Gerais Campus Avançado Conselheiro Lafaiete

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v2.n2.a2555

Palavras-chave:

inglês falado em sala de aula, inglês falado em turmas grandes, inglês falado no ensino regular

Resumo

Neste trabalho, apresento o percurso da inserção da língua inglesa falada em turmas do primeiro ano dos cursos técnicos de Mecânica e Eletrotécnica no Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Avançado Conselheiro Lafaiete. A partir de uma reflexão sobre os mitos referentes ao aprendizado de línguas estrangeiras reproduzidos por estudantes e docentes, busquei questionar essas afirmações com as turmas selecionadas a fim de motivá-los ao uso da língua inglesa em atividades de speaking. Apresento um relato das atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo, pontuado por breves considerações teóricas e seguido de reflexões sobre o uso do inglês falado em turmas grandes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Melissa Cristina Silva de Sá, Instituto Federal de Minas Gerais Campus Avançado Conselheiro Lafaiete
    Professora de Língua Inglesa no Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Avançado Conselheiro Lafaiete. Atualmente é aluna de Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa na UFMG. Mestre em Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014-UFMG) e graduada em Letras Inglês/Licenciatura (2011) pela mesma instituição.

Referências

BATISTA, Maria Luiza W.; PORTO, Maria Augusta R. Um breve histórico do ensino de línguas estrangeiras no Brasil. In: SANTANA, G; PORTO, M. A; BATISTA, L. B; OLIVEIRA, R. Questões de línguas estrangeiras. Línguas estrangeiras em questão. Aracaju, SE: Editora Universidade Federal de Sergipe, 2005.

MELO, Ticiana Telles. O ensino de línguas estrangeiras sob a ótica da abordagem comunicativa. In: Revista de Letras v. 1, n. 19. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 1997.

OLIVEIRA, Renilson. Recursos teóricos para o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. In: SANTANA, G; PORTO, M. A; BATISTA, L. B; OLIVEIRA, R. Questões de línguas estrangeiras. Línguas estrangeiras em questão. Aracaju, SE: Editora Universidade Federal de Sergipe, 2005.

PORTO, Maria Augusta R. Técnicas de ensino e recursos didáticos para o ensino de inglês. In: SANTANA, G; PORTO, M. A; BATISTA, L. B; OLIVEIRA, R. Questões de línguas estrangeiras. Línguas estrangeiras em questão. Aracaju, SE: Editora Universidade Federal de Sergipe, 2005.

Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas - CEFR. [S.I.]: British Council, 2017. Disponível em: <https://www.britishcouncil.org.br/quadro-comum-europeu-de-referencia-para-linguas-cefr> Acessado em 20/09/2017.

RIO, M. M. O; GUIMARÃES, A. L. M; DELGADO, H. O. K. Os efeitos da ansiedade na habilidade oral em língua inglesa: estratégias para o professor em sala de aula. XII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq. [S.I], 2016.

WOODROW, Lindy. Anxiety and speaking English as a second language. In: Regional Language Center Journal v. 37, n. 3. Londres: RELC, 2006.

Downloads

Publicado

2017-11-20

Edição

Seção

Narrativas de ensino

Como Citar

Desmistificando o inglês falado em sala de aula: uma intervenção no campus Conselheiro Lafaiete do IFMG. (2017). LínguaTec, 2(2). https://doi.org/10.35819/linguatec.v2.n2.a2555