Além da sala de aula: uma metodologia de ensino baseada no estudo de gêneros textuais do Marketing
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v1.n2.a1668Palavras-chave:
Gêneros textuais. Marketing. Metodologia de ensino.Resumo
A presente pesquisa objetivou que alunos de uma disciplina de Marketing de um curso profissionalizante da área de vendas conseguissem compreender dois gêneros importantes para a profissão de vendedor – o flyer e a fala do vendedor - a fim de permitir que os estudantes se comunicassem com eficácia em sua atuação profissional. Assim, este trabalho visou a analisar se o uso de um material didático específico, construído a partir da concepção de gêneros textuais e mediado pelo docente (VYGOTSKY, 2005) poderia ser significativo para essa turma de estudantes. A disciplina para a qual o material foi desenvolvido e (onde também foi pilotado) fez parte de um curso gratuito profissionalizante de Vendedor do Programa Pronatec. Como parte da pesquisa-ação desenvolvida, foi construída uma metodologia de trabalho, em amparo ao objetivo principal desta pesquisa, para ser um instrumento significativo e para auxiliar docentes da disciplina de Marketing em suas práticas de ensino. O objetivo dessa proposta didática era que os alunos conseguissem alinhar a teoria à prática, portanto, os alunos praticaram os gêneros estudados com o objetivo de atuarem em uma feira de produtos reciclados, fabricados pela própria turma. Os alunos produziram um flyer para divulgação da feira, na qual fizeram uso do gênero “fala do vendedor” para alcançarem seu objetivo: boas vendas. As análises demonstraram que os alunos conseguiram se apropriar das características de ambos os gêneros, pois os objetivos de comunicação foram cumpridos: o flyer trouxe compradores à feira; e os alunos conseguiram vender vários produtos ao utilizarem a fala do vendedor de acordo com as características dos gêneros trabalhadas em sala de aula. Nesse sentido, foi possível concluir que o material oportunizou a construção de novos conhecimentos importantes para a prática de vendas, propiciando o alcance de resultados práticos positivos atrelados à teoria empregada pela pesquisa.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Daniel Silva de. Aprenda a ser um bom vendedor. Disponível em: <http://brasil.thebeehive.org/en/node/4929>. Acesso em: 24 nov. 2014.
ALCURE, Lenira; FERRAZ, Maria Nelida Sampaio. Comunicação verbal e não verbal. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 1996.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BRONCKART, Jean Paul. Atividades de linguagem, textos e discurso. São Paulo: Educ, 2003.
CASTRO, Claudio de Moura. Da sutil arte de lidar com as informações. In: A prática da pesquisa. 2 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
COSTA, Sérgio R. Dicionário de Gêneros Textuais. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes; GIMENEZ, Telma Nunes. Teaching English in contexto: contextualizando o ensino de inglês. Londrina: UEL, 2006.
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.
EKMAN, Paul. Facial expressions of emotion: an old controversy and new findings. London: Philosophical Transactions of the Royal Society, 1992.
FARACO, Carlos Alberto. Português, língua e cultura: manual do professor. 3 ed. Curitiba: Base Editorial, 2013.
KEMMIS, Stephen; KEEVES, J. P. Education research, methodology and measurement: na International Handbook. Oxford: Else, 1997.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 10 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
MACHADO JUNIOR, Edson L., SILVA, Renata O., DE BONA, Aline S., SCHNEIDER, Andressa C., DREY, Rafaela F. Decifrando o estatuto social e o balanço patrimonial. Porto Alegre: Corag, 2013.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: BEZERRA, Maria Auxiliadora, DIONISIO, Angela Paiva e MACHADO, Anna Rachel. Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
MASON, Jennifer. Qualitative researching. London: Sage, 1996.
POLITO, Reinaldo. Como falar corretamente e sem inibições. São Paulo: Saraiva, 1996.
PRONATEC. Cursos gratuitos. 2013. Disponível em:
<http://pronatec.mec.gov.br/institucional-90037/cursos-gratuitos>. Acesso em: 19 jun. 2014.
RAMOS, Rogério de Araújo. Ser protagonista, língua portuguesa: manual do professor. 2 ed. São Paulo: SM, 2013.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros Orais: Conceituação e Caracterização. Anais do SILEL. V. 3, n. 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).