Narrativa de ensino a partir da produção de Guias Turísticos desenvolvidos por aprendizes de português como língua estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n2.7487Resumo
Esta narrativa de ensino tem como objetivo abordar a importância da proposição de atividades interculturais que, além de favorecerem aproximação cultural, conduzem a uma educação do entorno (Maher, 2007). A ação aqui apresentada foi desenvolvida no contexto do ensino de português como língua estrangeira em uma instituição de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Minas Gerais. Nesta narrativa de ensino, descreveremos e discutiremos um projeto realizado no curso Pré-Pec-G, que explorou Guias Turísticos produzidos pelos alunos estrangeiros. O referencial teórico é fundamentado na abordagem de ensino centrada no aluno (Kumaravadivelu, 2008), na interculturalidade no contexto educacional (Maher, 2007) e nos conceitos de cultura e identidade de Hall (2016). O projeto evidenciou a evolução das habilidades de comunicação dos estudantes estrangeiros e promoveu a interação entre alunos brasileiros e estrangeiros dentro da instituição em que a atividade foi realizada.
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Copyright (c) 2024 Me. Fernanda de Faria Rezende Santos, Dra. Natália Moreira Tosatti
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