Relação entre hábitos de leitura e escrita e dados sociodemográficos em estudantes concluintes do Ensino Médio

Autores

  • Fernanda Schneider Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Ibirubá
  • Lucilene Bender de Sousa IFRS - Campus Farroupilha
  • Sabrine Amaral Martins IFFArroupilha - Campus São Borja
  • Andreia Xavier Teixeira IFRS - Campus Vacaria

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n2.7338

Resumo

O presente estudo investiga hábitos de leitura e escrita em estudantes concluintes do Ensino Médio e a relação desses hábitos com dados sociodemográficos. Fazem parte da pesquisa 36 estudantes concluintes de cursos técnicos de dois campi de uma Instituição Federal do Rio Grande do Sul (RS). Para o estudo, foram aplicados questionários de perfil leitor e de hábitos de leitura e escrita, além de questionário sociodemográfico. A análise dos dados utilizou estatísticas descritivas e testes de comparação de grupos para avaliar as relações entre variáveis. Houve uma correlação significativa entre hábitos de leitura e a quantidade de livros lidos, e entre hábitos de escrita e condição social. Esses resultados sugerem que a frequência de leitura é maior quando os participantes leem livros, e que a frequência na escrita tem relação com a classe social. A pesquisa proporciona uma análise sobre os padrões de hábitos de leitura e escrita entre estudantes do Ensino Médio, com especial atenção para o impacto dos dados sociodemográficos nesses padrões. As conclusões delineadas têm o potencial de subsidiar tanto as práticas pedagógicas quanto o desenvolvimento de políticas educacionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernanda Schneider, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Ibirubá

    Doutoranda em Letras/Linguística, com ênfase em Neuropsicolinguística, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui Mestrado em Letras - Estudos Linguísticos (UPF/2011), Especialização em Língua Portuguesa e graduação em Letras - Língua Portuguesa (UPF/2004) e Língua Inglesa (UPF/2006). É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e tem experiência no ensino de línguas na Educação Básica e no Ensino Superior. Foi bolsista CAPES/2012, no Programa "Ensino de Inglês como Língua Estrangeira", na Universidade de Londres. Participou, no ano de 2014, do Grupo de Experimentação em Ensino Híbrido, sendo bolsista da Fundação Lemann e do Instituto Península. Atualmente, seus interesses de pesquisa incluem: processos cognitivos e processamento da linguagem, produção oral na afasia e uso de inovações tecnológicas na educação.


Downloads

Publicado

2024-11-20

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos

Como Citar

Relação entre hábitos de leitura e escrita e dados sociodemográficos em estudantes concluintes do Ensino Médio. (2024). LínguaTec, 9(2), 1-12. https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n2.7338