Uma experiência de docência de Língua Inglesa no Ensino Médio através da temática Fast Fashion: relatos de Estágio Supervisionado
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n3.6887Resumo
O presente relato abrange uma experiência de Estágio Supervisionado em Língua Inglesa ocorrido no decorrer do curso de Licenciatura em Letras - Português e Inglês do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). A prática de docência deu-se com uma turma de 2º ano do Ensino Médio Técnico Federal. O ensino da língua estrangeira pautou-se na temática Fast Fashion, enquanto indústria que afeta negativamente o entremeio socioambiental. Houve, para o planejamento, uma análise prévia dos interesses e das necessidades linguístico-pedagógicas da turma (Needs Analysis). Objetivou-se desenvolver a capacidade crítica dos discentes, através de seu envolvimento em debates reflexivos concernentes a questões de relevância sociocultural. Focalizou-se, também, o ensino contextualizado da Língua Inglesa, partindo de variados gêneros textuais para abarcar diferentes práticas de linguagem. A abordagem teórico-metodológica fundamenta-se, sobretudo, em Freire (1992) e Libâneo (2002), bem como na LDB (1996) e na BNCC (2018). A experiência do estágio apresentou-se transformadora, uma vez que oportunizou, ainda na formação inicial, o fazer pedagógico na condição de educador. A vivência dessa prática evidenciou a relevância da relação professor-aluno e da riqueza ímpar que permeia a sala de aula.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Heloísa Pellenz Schneider, Andrea Jessica Borges Monzón

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).