Uma experiência de docência de Língua Inglesa no Ensino Médio através da temática Fast Fashion: relatos de Estágio Supervisionado

Autores

  • Heloísa Pellenz Schneider Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Feliz https://orcid.org/0000-0001-8016-2998
  • Andrea Jessica Borges Monzón Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Feliz

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n3.6887

Resumo

O presente relato abrange uma experiência de Estágio Supervisionado em Língua Inglesa ocorrido no decorrer do curso de Licenciatura em Letras - Português e Inglês do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). A prática de docência deu-se com uma turma de 2º ano do Ensino Médio Técnico Federal. O ensino da língua estrangeira pautou-se na temática Fast Fashion, enquanto indústria que afeta negativamente o entremeio socioambiental. Houve, para o planejamento, uma análise prévia dos interesses e das necessidades linguístico-pedagógicas da turma (Needs Analysis). Objetivou-se desenvolver a capacidade crítica dos discentes, através de seu envolvimento em debates reflexivos concernentes a questões de relevância sociocultural. Focalizou-se, também, o ensino contextualizado da Língua Inglesa, partindo de variados gêneros textuais para abarcar diferentes práticas de linguagem. A abordagem teórico-metodológica fundamenta-se, sobretudo, em Freire (1992) e Libâneo (2002), bem como na LDB (1996) e na BNCC (2018). A experiência do estágio apresentou-se transformadora, uma vez que oportunizou, ainda na formação inicial, o fazer pedagógico na condição de educador. A vivência dessa prática evidenciou a relevância da relação professor-aluno e da riqueza ímpar que permeia a sala de aula.

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Biografia do Autor

Heloísa Pellenz Schneider, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Feliz

Acadêmica do curso de Licenciatura em Letras - Português e Inglês, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Feliz. Apresenta interesse pelas áreas da Fonética e Fonologia e da Sociolinguística, especialmente no que concerne ao estudo do code-switching em ambientes de contato linguístico entre o dialeto Hunsriqueano e a Língua Portuguesa

Andrea Jessica Borges Monzón, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Feliz

Possui graduação em Letras pela UNICAMP (1998), Mestrado em Linguística pela UFSCar (2008) e Doutorado em Letras pelas UFRGS (2017). Desde 2010, é professora efetiva de Inglês e Português no IFRS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul) - Campus Feliz. Anteriormente, foi professora de línguas na Educação Básica e em escolas de idiomas. Atua como coordenadora e/ou colaboradora em projetos de ensino, pesquisa e extensão em andamento. É líder do grupo de pesquisa CELinA (Coletivo de Estudos em Linguagens e Artes) e membro do GELCORP-SUL (Grupo de Estudos em Linguística de Corpus do Sul) e do ATT-UFRGS - Acessibilidade Textual e Terminológica. Tem especial interesse por estudos acerca de: ensino-aprendizagem de línguas, ciências do léxico, letramento(s), educação inclusiva e formação de professores de línguas.

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Publicado

2023-11-20

Como Citar

Pellenz Schneider, H., & Jessica Borges Monzón, A. (2023). Uma experiência de docência de Língua Inglesa no Ensino Médio através da temática Fast Fashion: relatos de Estágio Supervisionado. LínguaTec, 8(3), 80–94. https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n3.6887

Edição

Seção

Relatos de experiência