A língua inglesa no meio técnico-administrativo: um foco na análise de necessidades dos servidores do núcleo de tecnologia da informação de um campus de um instituto federal

Autores

  • Claudia Maria Paixão Mattos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA
  • Claudiana da Silva Oliveira Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n3.6886

Resumo

O presente trabalho visa identificar o perfil dos servidores do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) de um campus de um instituto federal quanto ao estudo da língua inglesa, bem como investigar as suas necessidades quanto à aprendizagem da língua. Tomamos por base os estudos de Hutchinson e Waters (1987), Almeida Filho (1993, 2017) e Augusto-Navarro (2008). A pesquisa constitui-se um estudo de caso interpretativo, cujas etapas consistem no levantamento bibliográfico e estudos que versam sobre o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, seguidos da pesquisa de campo. Nesta etapa, fez-se visita ao setor dos participantes, a fim de se compreender o trabalho por lá desenvolvido. Foram utilizados como instrumentos de coleta dois questionários, com o objetivo de levantar o perfil de estudo da língua inglesa entre os participantes e a sua necessidade de utilizar a língua no campo de trabalho. A partir dos resultados, constatou-se que a maioria se encontra na faixa etária entre 25 e 35 anos, e que o servidor mais recente trabalha na instituição há cinco anos e o mais antigo há doze anos e quatro meses. No tocante ao aprendizado da língua inglesa, a maioria considera ter o nível de inglês básico e existe uma necessidade de aprendizagem inclinada para a leitura, seguida da escrita. A maioria considera ter o vocabulário geral e o específico muito bons. Quanto às prioridades ao estudar a língua inglesa, destacam-se, em termos de importância, expandir o vocabulário e tornar-se mais fluente, seguidos de melhorar a escuta e a escrita. Todos os participantes revelaram já ter tido experiência em que necessitaram utilizar a língua inglesa no ambiente de trabalho. A partir dos resultados, pretende-se, no futuro, realizar um planejamento para a viabilização de um curso de inglês para fins específicos para os servidores da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Maria Paixão Mattos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Mestre em Linguística Aplicada (UnB). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), São Luís, Maranhão, Brasil. 

Claudiana da Silva Oliveira, Universidade Federal do Maranhão

Aluna do curso de Licenciatura em História da Universidade Federao do Maranhão. Egressa do Curso Técnico em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. 

Downloads

Publicado

2023-11-20

Como Citar

Mattos, C. M. P., & Oliveira, C. da S. (2023). A língua inglesa no meio técnico-administrativo: um foco na análise de necessidades dos servidores do núcleo de tecnologia da informação de um campus de um instituto federal. LínguaTec, 8(3), 1–14. https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n3.6886

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos