Narrativa de um professor de Inglês durante as aulas de ensino remoto emergencial mediadas pelas tecnologias digitais
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n3.6859Resumo
Este artigo insere-se no campo da narrativa experiencial de um professor de língua inglesa. Objetivou-se analisar as experiências formadoras, com o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) nas aulas de inglês, durante o período de ensino remoto emergencial (ERE) no curso superior tecnológico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Aliada a uma pesquisa bibliográfica, procurou-se narrar o uso das ferramentas digitais utilizadas pelo docente para complementar e tornar suas aulas mais dinâmicas. Os resultados deste relato mostram que, apesar dos desafios do ensino remoto emergencial, as aulas, conduzidas a partir do uso das tecnologias e em diálogo com as reais necessidades dos estudantes, contaram com muita criatividade e participação. Assim, as experiências retratadas nessa narrativa podem direcionar as ações de outros professores em suas aulas, sejam elas presenciais ou remotas, possibilitando reflexões e até mudanças no seu papel docente, além de contribuir com uma reflexão mais ampla sobre as contribuições e transições que a experiência do ERE e do uso das tecnologias causaram na educação como um todo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Thiago da Silva Vieira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).