Práticas metodológicas para o ensino de morfologia dos verbos na Língua Brasileira de Sinais

Autores

  • Klean Alex Fonseca de Carvalho IFMA-Campus Centro histórico
  • Ana Lourdes Alves de Araújo IFMA
  • Phelyppe Antony de Paula Moreira UFMA
  • Ilvanice Rodrigues da Silva SEMED Paço do Lumiar-MA

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n3.6831

Resumo

O artigo apresenta uma abordagem didática e metodológica sobre a organização morfológica dos verbos em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Inicia-se com uma análise fundamentada em autores e terminologias significativas sobre o tema, explora-se a divisão morfológica dos verbos, examina-se os tipos de verbos na Libras, em seguida, propõe-se sequências didáticas específicas em cada categoria. O objetivo é propiciar a reflexão sobre o ensino do tema referenciado, a fim de contribuir na aprendizagem e construção de consciência morfológica dos alunos e sua aplicação em contextos comunicativos. Os benefícios dessa estratégia perpassam a mera compreensão de gramática e amplia as habilidades comunicativas dos educandos. A estruturação adequada dos verbos revela-se fundamental para a coesão e clareza das sentenças em Libras, evidenciando a importância do conhecimento morfológico para o domínio da Libras. Os resultados apontam avanços significativos na compreensão e na aplicação dos verbos em contextos formais, ampliando as habilidades linguísticas dos alunos no processo de comunicação em Língua Brasileira de Sinais e interação na dinâmica do espaço social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Klean Alex Fonseca de Carvalho, IFMA-Campus Centro histórico

Professor Especialista da Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar, Intérprete de Libras IFMA-Campus Centro Histórico, São Luís, Maranhão, Brasil.

Ana Lourdes Alves de Araújo, IFMA

Mestre em Educação Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasill.

Phelyppe Antony de Paula Moreira, UFMA

Graduado em Letras-Libras, Intérprete de Libras. Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil.

Ilvanice Rodrigues da Silva, SEMED Paço do Lumiar-MA

Professora Especialista em Libras. Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís, Maranhão Brasil.

Downloads

Publicado

2023-11-20

Como Citar

Alex Fonseca de Carvalho, K., Alves de Araújo, A. L., de Paula Moreira, P. A., & Rodrigues da Silva, I. (2023). Práticas metodológicas para o ensino de morfologia dos verbos na Língua Brasileira de Sinais . LínguaTec, 8(3), 30–49. https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n3.6831

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos