A performance teatral como estratégia para o desenvolvimento da oralidade em aula de espanhol

Autores

  • Luiziane da Silva Rosa Instituto Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n3.6724

Resumo

Este texto traz uma experiência de ensino de espanhol como língua estrangeira/adicional em dois cursos técnicos integrados ao ensino médio em um Instituto Federal de Ciência e Tecnologias. Além do espanhol, a experiência de ensino reuniu as unidades curriculares de Português, Artes e Educação Física e consistiu na realização de um esquete tendo como pano de fundo um baile de máscaras. O objetivo geral foi integrar temas comuns das ementas tais como barroco, introdução à dança e ao corpo em cena, pintura de máscaras antigas e introdução à cultura e língua espanhola. Como objetivos específicos desta última unidade curricular, a proposta de atividade interdisciplinar orientou e avaliou a performance linguística em espanhol, com foco na oralidade. A proposta permitiu aos estudantes da segunda fase do curso de Informática e Química ter um olhar mais atento para seus corpos e suas vozes em cena como também lhes permitiu se aproximarem da oralidade, no que tange à pronuncia, aos aspectos textuais e tradutórios do gênero dramático além de provocarem falas e improvisos em língua espanhola. Como suporte teórico, o texto traz as discussões dos Estudos da Performance e da Didática da Comunicação Oral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiziane da Silva Rosa, Instituto Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação. Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil. 

Downloads

Publicado

2023-11-20

Como Citar

da Silva Rosa, L. (2023). A performance teatral como estratégia para o desenvolvimento da oralidade em aula de espanhol. LínguaTec, 8(3), 95–110. https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n3.6724

Edição

Seção

Narrativas de ensino