Contribuições para uma formação docente inclusiva: a atuação de uma licencianda em Letras no NAPNE do IFRS

Autores

  • Natália Branchi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Feliz
  • Diolinda Franciele Winterhalter Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Feliz
  • Andrea Borges Monzón Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Feliz

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n2.6706

Resumo

Este artigo se refere ao relato de experiência formativa vivenciada por uma licencianda, sendo essa do curso de Letras - Português e Inglês, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Trata-se de sua atuação, como estagiária, no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) e os impactos deste estágio não obrigatório em sua trajetória formativa. Com o objetivo de evidenciar as principais contribuições desta experiência, enquanto potencial formativo para a docência inclusiva em caráter teórico e prático, narra-se algumas vivências produzidas pela acadêmica, no âmbito do Campus Feliz do IFRS, e o impacto dessa atuação na formação e desenvolvimento desta futura professora, no que se refere à perspectiva inclusiva da educação. Para isso, apresenta-se um panorama das atividades desempenhadas pela licencianda e estagiária, destacando sua atuação junto aos estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEEs), bem como, sua partilha de ações docentes com outras educadoras, já licenciadas e mais experientes, no planejamento e desenvolvimento de atividades, leituras dirigidas, estudos, pesquisas, produção de materiais didáticos, registros das ações, construção de ferramentas e documentação pedagógica, reflexão e avaliação sobre a prática.

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Biografia do Autor

Natália Branchi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Feliz

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Letras – Português e Inglês. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Feliz, Feliz, Rio Grande do Sul, Brasil.

Diolinda Franciele Winterhalter, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Feliz

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2012). Especialista em Gestão Educacional - UFSM (2014). Mestre em Educação - UFSM (2015). Acadêmica no Curso de Pós-Graduação lato sensu Educação Especial e Inclusiva: Atendimento Educacional Especializado (AEE) (UCS 2022/2023). Educadora infantil na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UFSM) - 2009 a 2013. Tutora no curso de Pedagogia EaD - UFSM/UAB (2013-2015). Professora de Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede Estadual de Educação (2014-2016). Professora na rede municipal de Educação Infantil Santa Maria-RS (2016/1). Atua como Pedagoga no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) desde 2016. Atualmente, coordena as atividades no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) no Campus Feliz do IFRS.

Andrea Borges Monzón, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Feliz

Possui graduação em Letras pela UNICAMP (1998), Mestrado em Linguística pela UFSCar (2008) e Doutorado em Letras pelas UFRGS (2017). Desde 2010, é professora de Inglês e Português no IFRS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul) - Campus Feliz. Anteriormente, foi professora de línguas na educação básica e escolas de idiomas. É membro do GELCORP-SUL (Grupo de Estudos em Linguística de Corpus do Sul) e do CELinA (Coletivo de Estudos em Linguagens e Artes). Tem especial interesse por estudos acerca de: ensino-aprendizagem de línguas, ciências do léxico, letramento(s), inglês para propósitos específicos e Linguística de Corpus.

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Publicado

2023-08-10

Como Citar

Branchi, N., Winterhalter, D. F., & Borges Monzón, A. (2023). Contribuições para uma formação docente inclusiva: a atuação de uma licencianda em Letras no NAPNE do IFRS. LínguaTec, 8(2), 173–192. https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n2.6706

Edição

Seção

Número Especial - Letras IFRS