Projeto Espanhol Língua e Cultura: um espaço para difusão da língua espanhola no IFMS
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n1.6663Resumo
Esta pesquisa registra a realização de um projeto sobre a língua espanhola que foi desenvolvido no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) - Campus Campo Grande buscando valorizar a língua em foco na comunidade interna. Atualmente, seguindo uma tendência nacional que decorre da oferta não obrigatória da língua espanhola para estudantes do ensino médio (lei 13.415/2017) e também pelos apelos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o espanhol foi excluído do currículo do ensino médio e está sendo ofertado no IFMS exclusivamente pelos centros de idiomas (CENID). Sendo assim, o projeto consiste em proporcionar um primeiro contato com o idioma de forma mais descontraída, por meio de atividades, conteúdo e questionários relacionados aos materiais compartilhados nas redes sociais do projeto. Para tanto, utilizou as ferramentas digitais e o Instagram para proporcionar ao estudante o contato inicial e o aprendizado do idioma. A pesquisa explorou o contato com o espanhol a partir da metodologia da Pesquisa-ação. Como resultado, o projeto destacou a importância da língua espanhola e fomentou a construção de um espaço permanente para debate sobre o espanhol na instituição, ressaltando os aspectos culturais, linguísticos, históricos e econômicos dos países vizinhos e de seus falantes nativos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Beatrice Fernanda Martins Brixner, Beatriz Aparecida Alencar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).