Discurso, turismo e ensino: uma sequência didática para estudantes serem mediadores do Museu de Congonhas por um dia

Autores

  • Rafael Batista Andrade IFMG Campus Congonhas
  • Pollyanna Júnia Fernandes Maia Reis Universidade Federal de Minas Gerais
  • Elisana de Oliveira Faria Instituto Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n1.6648

Resumo

Apresentamos um estudo dos gêneros de discurso Manual do Romeiro e visita mediada com o objetivo de propor a sequência didática Ser mediador do museu de Congonhas por um dia para professores de língua portuguesa (língua materna) em formação e em atuação. Este estudo foi desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa sobre o Discurso Institucional na Iniciação Científica e Tecnológica do IFMG, Campus Congonhas, a fim de evidenciar as características linguístico-discursivas do Manual do Romeiro e da visita mediada ao Museu de Congonhas. Utilizamos como aporte teórico-metodológico as categorias de análise cena englobante, cena genérica e cenografia aliadas às noções de retextualização e de sequências prototípicas. As análises realizadas mostram o elo necessário entre pesquisa e ensino, pois a elaboração da referida sequência didática requereu um estudo aprofundado sobre os dois gêneros de discurso em questão. Esta pesquisa de iniciação científica ainda revelou que, embora o estudo realizado aqui esteja restrito à visita mediada ao Museu de Congonhas, os seus resultados poderão servir de base para outros estudos sobre o referido gênero de discurso em diferentes museus no Brasil e no exterior com vistas a elaboração de outras propostas para o ensino de língua materna (e também de língua estrangeira).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Batista Andrade, IFMG Campus Congonhas

Doutor em Estudos Linguísticos. (Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil).

Pollyanna Júnia Fernandes Maia Reis , Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Estudos Linguísticos. (Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil).

Elisana de Oliveira Faria, Instituto Federal de Minas Gerais

Graduanda em Licenciatura em Letras Português/Inglês. (Instituto Federal de Minas Gerais, Congonhas, Minas Gerais, Brasil).

Downloads

Publicado

2023-06-20

Como Citar

Batista Andrade, R., Júnia Fernandes Maia Reis , P., & de Oliveira Faria, E. (2023). Discurso, turismo e ensino: uma sequência didática para estudantes serem mediadores do Museu de Congonhas por um dia. LínguaTec, 8(1), 168–186. https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n1.6648

Edição

Seção

Narrativas de ensino