Discurso, turismo e ensino: uma sequência didática para estudantes serem mediadores do Museu de Congonhas por um dia
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n1.6648Resumo
Apresentamos um estudo dos gêneros de discurso Manual do Romeiro e visita mediada com o objetivo de propor a sequência didática Ser mediador do museu de Congonhas por um dia para professores de língua portuguesa (língua materna) em formação e em atuação. Este estudo foi desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa sobre o Discurso Institucional na Iniciação Científica e Tecnológica do IFMG, Campus Congonhas, a fim de evidenciar as características linguístico-discursivas do Manual do Romeiro e da visita mediada ao Museu de Congonhas. Utilizamos como aporte teórico-metodológico as categorias de análise cena englobante, cena genérica e cenografia aliadas às noções de retextualização e de sequências prototípicas. As análises realizadas mostram o elo necessário entre pesquisa e ensino, pois a elaboração da referida sequência didática requereu um estudo aprofundado sobre os dois gêneros de discurso em questão. Esta pesquisa de iniciação científica ainda revelou que, embora o estudo realizado aqui esteja restrito à visita mediada ao Museu de Congonhas, os seus resultados poderão servir de base para outros estudos sobre o referido gênero de discurso em diferentes museus no Brasil e no exterior com vistas a elaboração de outras propostas para o ensino de língua materna (e também de língua estrangeira).
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Copyright (c) 2023 Rafael Batista Andrade, Pollyanna Júnia Fernandes Maia Reis , Elisana de Oliveira Faria
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